25/11/2021 09:01 | Educação

Equipa Escola renova mobília e transforma realidade da educação no interior de Alagoas

Apenas nesta 1ª fase, o Governo de Alagoas irá contemplar 170 escolas com 62 mil equipamentos que renovam a infraestrutura de toda a rede estadual da educação


Jonathan Lins


Joyce Andrea, sob supervisão

Em cada uma das 310 unidades de ensino da rede pública estadual, a infraestrutura para receber alunos e professores está ganhando cara nova. O programa Equipa Escola, lançado em julho pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), conta com investimento de R$ 50 milhões e está renovando o mobiliário escolar em todas as regionais com a entrega de carteiras universitárias, mesas e aparelhos de ar-condicionado. Só nesta primeira etapaserão entregues mais de 62 mil novos equipamentos para 170 unidades de ensino, sendo 90 delas no interior do estado. 

“O Equipa Escola é um programa que nasceu para mudar a realidade da infraestrutura das nossas escolas no que se refere ao mobiliário. Vamos equipar 100% das escolas, sem deixar ninguém para trás, promovendo uma verdadeira transformação do ambiente escolar e isso tem feito a diferença na Educação, principalmente das cidades do interior. Essa é mais uma iniciativa que coloca a Educação do nosso estado como prioridade, valorizando o professor, o servidor, o aluno e, agora, também proporcionando melhores condições para os nossos alunos estudarem”, explica o secretário da Educação, Rafael Brito.

Nas regiões Agreste e Zona da Mata, por exemplo, até o momento nove escolas estaduais já foram beneficiadas em oito municípios diferentes, são elas: E.E. Izidro Teixeira, de Chã Preta; E.E. 13 de Outubro, de Viçosa, E.E. Odete Bonfim, de Maribondo; E.E Profª Elza Soares Cavalcante, de Quebrangulo; E.E Maria Amélia Sampaio Luz de Igaci e E.E. Ana Lins de São Miguel dos Campos, E.E. Deodoro da Fonseca, de Marechal Deodoro e as escolas José Victorino da Rocha e Monsenhor Ribeiro Vieira, do município de Palmeira dos Índios.




Em Viçosa, a gestora da Escola 13 de Outubro, Janailde Monteiro, conta como a nova mobília vai proporcionar mais conforto para os alunos da unidade. “Precisávamos de modelos novos para renovar os equipamentos já desgastados. Com certeza esses novos equipamentos vão melhorar o bem-estar e conforto dos alunos. Ter na escola carteiras novas faz os estudantes se sintam  mais valorizados” comentou.

O aluno Eduardo Alves, da Escola Estadual Deodoro da Fonseca, em Marechal Deodoro, fala sobre a iniciativa. “Estou muito feliz, as novas carteiras que chegaram na escola trouxeram um ar novo pra sala, melhorou muito o ambiente. Estamos nos sentindo mais confortáveis agora” afirmou.

Já no município de Chã Preta, a Escola Estadual Izidro Teixeira, também foi beneficiada pelo Equipa Escola e recebeu 280 carteiras novas. A gestora da unidade, Célia Holanda, fala sobre a mudança no ambiente escolar proporcionada pelo novo mobiliário.

“A escola sempre acalentou um sonho antigo em renovar sua mobília. As carteiras existentes têm mais de cinco anos de uso, e apesar de conservadas, precisavam ser substituídas. A chegada desse novo mobiliário vai mudar o aspecto do ambiente escolar, trazendo uma nova visão, que marcará o cartão de visitas da nossa unidade de ensino”, destacou Célia.




Capital

Junto às escolas do interior do estado, 80 escolas da capital também devem ser contempladas com o Equipa Escola. Em uma semana de entregas, o programa já destinou 3.768 novos itens mobiliários em 17 escolas de Maceió, que também já receberam o reforço de outros programas, como o Rumo Às Aulas, por exemplo.

Programa

O Equipa Escola é um programa de aquisição e distribuição de equipamentos para a revitalização da infraestrutura das 310 escolas da rede pública estadual de Alagoas. São carteiras escolares, ares-condicionados, kits de cozinha, materiais pedagógicos, computadores e impressoras adquiridos para o benefício de toda a comunidade escolar. O aporte financeiro de investimento para a realização do programa é de R$ 50 milhões e a iniciativa faz parte de uma ação histórica que marca o maior investimento já realizado na educação de Alagoas.