31/05/2022 14:42 | Institucional

Engenheiro Luiz Neto é empossado como novo presidente da Casal

Engenheira Laura Petri tomou posse como vice-presidente Operacional, em solenidade na manhã desta terça-feira (31)

Novo presidente da Casal foi empossado nesta terça-feira

Marco Antônio/Agência Alagoas

Diego Barros/ Casal

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) tem agora um novo diretor-presidente. Trata-se do engenheiro Luiz Cavalcante Peixoto Neto, funcionário de carreira da Companhia há 11 anos. Também tomou posse junto com ele, nesta terça-feira (31), Laura Petri Geraldino, no cargo de vice-presidente Operacional.

A posse dos dois novos gestores foi aprovada pelo Conselho de Administração da Companhia, que realizou uma reunião extraordinária on-line, na manhã desta terça-feira. A solenidade de posse na qual eles assinaram os termos ocorreu na sede da empresa, no Centro de Maceió, logo após a reunião do Conselho.

Eles substituem, respectivamente, o agora ex-presidente Clécio Falcão, que ficou mais de sete anos à frente da empresa, e o ex-vice-presidente Humberto Carvalho Júnior, que ficou mais de três anos na Casal.

Em sua fala na solenidade, Luiz Neto elencou algumas prioridades de sua gestão, entre elas, a redução de custos, equilíbrio econômico-financeiro da Companhia, estudos sobre operação do Canal do Sertão, investimentos em melhoria constante da qualidade da água e transição dos serviços para os parceiros privados, que assumem a distribuição de água e o esgotamento sanitário nas regiões dos chamados Blocos B e C.

Ele também agradeceu ao governador Paulo Dantas pela confiança, ao deputado estadual Marcelo Vítor, aos secretários George Santoro (Fazenda) e Renata Santos (Seplag), ao ex-presidente da Companhia, Clécio Falcão, à nova vice-presidente Operacional, Laura Petri, ao ex-secretário Maurício Quintella (Seinfra) e ao secretário Mozart Amaral (Setrand), que compareceram à posse, bem como aos colegas funcionários da Casal, muitos dos quais ingressaram na empresa pelo mesmo concurso que ele, realizado em 2010.

Luiz Neto também agradeceu aos representantes das empresas Verde Ambiental, Águas do Sertão, BRK e Agreste Saneamento, que marcaram presença na solenidade.

Já Laura Petri Geraldino, nova vice-presidente Operacional da Companhia, ressaltou em sua fala que “entramos para facilitar o acesso de outras mulheres a cargos de gestão na empresa e para ajudar e levar água tratada para todos, independentemente de classe social ou da região do estado em que a pessoa esteja”.

“Percebi que aqui na Casal há realmente uma família, existe muita união para que as coisas aconteçam e deem certo. Quero contar com o apoio de todos vocês nessa missão”, enfatizou a gestora, que é a primeira mulher a ocupar a vice-presidência Operacional da Companhia.

Perfil Luiz Cavalcante Peixoto Neto é engenheiro civil e pertence ao quadro funcional efetivo da Casal desde 2011. É alagoano, natural de Maceió. Formou-se em engenharia civil na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em 2009. Possui MBA em Gerenciamento de Obras pela UNICID – São Paulo (2013), e MBA em PPPs e Concessões pela FESP São Paulo (2022). Possui certificação internacional em PPPs e Concessões pela APMG PPP Certification Program™ - Foundation – CP3P-F (2020).

Ocupou diversos cargos na Casal, desde supervisor de projetos, gerente de obras, assessor técnico para Novos Negócios, gerente técnico para Novos Negócios e, mais recentemente, foi superintendente da Superintendência para Novos Negócios, cargo em que atuou até 30 de maio deste ano.

Em 2015 e em 2016, integrou o corpo técnico da Secretaria de Estado da Infraestrutura de Alagoas (Seinfra), ocupando os cargos de superintendente de Políticas de Saneamento (2015-2016) e de Assessor Técnico Especial de Projetos (2016).

Laura Petri Geraldino estava há mais de um ano na Casal como consultora de energia e saneamento. Ela é formada em engenharia civil pela PUC/CAMP, tem especialização em Gestão Ambiental (Unicamp), EDP em Inovação Estratégica (HSM) e MBA em Liderança e Gestão Organizacional (Franklin Covey). Ela também já foi presidente do Sistema de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (SAAE) da cidade de Amparo, no interior de São Paulo.