02/12/2022 15:27 | Agricultura

Emater e Conab discutem projeto de pesquisa de preços de produtos da agricultura familiar

Resultado da parceria será utilizado como referência para as políticas públicas de compras institucionais por parte do governo, a exemplo do Programa Alimenta Brasil (PAB)


Encontro de gestores que discutiu projeto de pesquisa de preços de produtos da agricultura familiar

Ascom


João Arthur Sampaio

Elaborar um projeto de pesquisa de preços dos principais produtos da agricultura familiar no estado. Este foi o principal assunto que a equipe do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) discutiu com o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Alagoas, Bruno Barros. O encontro ocorreu na sede da Emater, no bairro de Jaraguá, em Maceió (1º).

O projeto também prevê um levantamento para construção dos custos de produção das principais  cadeias produtivas da agricultura familiar, como inhame, abacaxi, banana, milho, feijão, entre outras. O resultado desta parceria será utilizado como referência para as políticas públicas de compras institucionais por parte do governo, a exemplo do Programa Alimenta Brasil (PAB).

 O encontro contou com o presidente Moisés Leandro da Silva; a gerente de assistência técnica e extensão rural (ATER), Graça Seixas; e a zootecnista Cristina Cavalcante. 

“É um trabalho de suma importância, uma vez que a ideia é organizar uma ação que dê conta de, sistematicamente, manter atualizados tanto os preços quanto os custos de produção, para que o agricultor familiar receba um valor justo pela colheita com condição de comparar a receita líquida obtida no momento da comercialização”, explicou o presidente Moisés Leandro.

A Emater tem a expectativa de construir um projeto específico em parceria com a Conab e, a partir disso, definir um plano de trabalho, para dar conta da demanda no estado.

“Um detalhe muito importante que devemos ressaltar é que isso vai favorecer não apenas o levantamento de preços, mas também o desenvolvimento das atividades do PAB, das pesquisas voltadas para o custo de produção agropecuária e ajudar, no que for necessário, a desenvolver a diversidade de culturas no nosso estado”, pontuou Bruno.

No próximo dia 15 de dezembro haverá outro encontro entre as instituições, no qual serão discutidas propostas que consolidam o objetivo dentro da parceria, para construir um planejamento que concretize o termo de cooperação entre as partes.