30/11/2022 15:29 | Agricultura

Emater discute diversidade na pecuária em pequenas propriedades de Limoeiro

Ação contou com a participação de agrônomos, médicos veterinários e zootecnistas


Os técnicos deram instruções sobre nutrição animal e manejo, além de irrigação e nutrição vegetal, com foco no aproveitamento do espaço

Ascom Emater


João Arthur Sampaio / Ascom Emater

O Instituto para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) realizou uma visita técnica ao Rancho Santa Cecília, no povoado Seusobera, em Limoeiro de Anadia, para discutir a diversidade na pecuária em pequenas propriedades.

 

A atividade, realizada na terça-feira (29), teve como objetivo buscar a integração das atividades e mostrar que é possível produzir com rentabilidade em terras modestas. A ação contou com a participação de agrônomos, médicos veterinários e zootecnistas na parte técnica de campo, e mobilizou toda a Regional do Agreste I da Emater.

 

A comissão da Emater visitou os setores produtivos de ovinos, bovinos, suínos e suporte forrageiro (milho, palma e capim). Os técnicos deram instruções sobre nutrição animal e manejo, usando ração balanceada, além de irrigação e nutrição vegetal, com foco no aproveitamento do espaço.

 

Ainda durante a visita, a equipe apresentou aos agricultores familiares uma área de quatro hectares, com um sistema de produção diversificado, garantindo a geração de emprego e renda. Também foi abordada a organização e planejamento da propriedade para a produção de alimentos que, consequentemente, reduz a compra de insumos e viabiliza o sistema de produção.

 

A ação da Emater foi conduzida pelo extensionista Mário Jorge, com o apoio dos técnicos Adelmo Medeiros, Thaís Rolim, Naciel da Silva, Patrícia Lanne, Guilherme Vieira, Fernanda Karla, Cleidnaldo da Silva, Jorge Oliveira, Talvanes Araújo, Lucínio Moura e Israel Lucas. A visita também contou com a participação do presidente da Emater, Moisés Leandro Silva; da superintendente de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Rita de Cássia; e da gerente da Ater, Graça Seixas, e da zootecnista Cristina Cavalcante.

 

“Considero o evento como a oportunidade de apresentar uma experiência exitosa, que pode ser replicada para os demais agricultores familiares assistidos pela Emater Alagoas”, pontuou a superintendente Rita de Cássia.