15/11/2022 17:15 | Institucional

Em Marechal, Paulo Dantas destaca avanços e diz que Alagoas seguirá neste ritmo nos próximos quatros anos

Governado defendeu a democracia, a liberdade, o direito de ir e vir e o respeito às Constituições estadual e federal

Pei Fon / Agência Alagoas

Carlos Victor Costa / Agência Alagoas

Ao instalar a sede administrativa do Governo do Estado no município de Marechal Deodoro, neste 15 de novembro de 2022, data em que se comemora os 133 anos da Proclamação da República do Brasil, o governador Paulo Dantas falou dos avanços que Alagoas conquistou nos últimos anos e ressaltou que o Estado seguirá nesse ritmo pelos próximos quatro anos.

O governador destacou a importância para a história alagoana de personalidades como o próprio proclamador Marechal Manuel Deodoro da Fonseca e o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, fazendo referência ao 20 de novembro, quando se celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

“Hoje é o dia da Proclamação da República e Alagoas. O município de Marechal Deodoro, o governador e o prefeito, mais uma vez, defendem a democracia, a liberdade, o direito de ir e vir, o respeito a nossa Constituição, tanto a estadual como a federal. É uma honra transferir o Governo para a cidade que foi a nossa primeira capital. Em Marechal nós temos o homem que proclamou a República e, em União dos Palmares, temos um outro homem que lutou pela liberdade mais que todos os outros homens, que é Zumbi. Estamos aqui para defender a liberdade, a democracia. Defender a todos e respeitar a vontade e a decisão de cada cidadão”, pontuou o governador.

“O nosso compromisso central é não permitirmos que nada em Alagoas pare, porque, antes de 2015, O Estado não tinha dinheiro para nada e figurava com os piores índices. Com planejamento, boa equipe técnica e o nosso grupo político, naquele momento coordenado pelo governador Renan Filho, transformamos a realidade de Alagoas para melhor. Passou a ser o estado que mais avançou na educação, que mais combateu a violência na última década, que ganhou prêmio com as melhores rodovias do Brasil. Foi o estado que durante a pandemia conseguiu construir hospitais definitivos para prestar serviços a nossa comunidade e, por essa razão, teve o melhor desempenho na pandemia, respeitando a ciência e a medicina. Então, é essa Alagoas que tenho compromisso de manter e estou mantendo”.

Paulo Dantas destacou que sua gestão também será pautada também na atenção básica e que o objetivo de seu governo é fazer com que Alagoas continue sendo referência em governança e capacidade de investimento.

“Maceió, ao longo dos anos, não consegue levar serviço de saúde na atenção primária, que é um serviço mais barato, que previne doenças e que é muito eficiente. Digo isso porque fui prefeito duas vezes; você evita o agravamento das doenças com o acompanhamento através dos profissionais de saúde. Quase todos os municípios de Alagoas têm 100% de cobertura da atenção básica, mas Maceió não tem”, ponderou.

O governador acrescentou que cada Clínica da Família o Governo construir terá seis equipes de atenção básica, sendo cada uma responsável por duas mil famílias. E exemplificou: “No Benedito Bentes, que é um complexo com mais de 220 mil pessoas, temos apenas sete equipes, mas vamos construir três clínicas e universalizar o serviço lá na região. Esses são alguns dos projetos importantes que nós temos. Vamos estar cada vez mais próximos do setor produtivo. Aqui em Alagoas nós temos o melhor plano de incentivo fiscal entre todos os estados do Brasil. Vamos manter isso com projetos inovadores, que melhorem ainda mais os serviços em todos os segmentos essenciais”.

Ao receber a Comenda Rosa da Fonseca das mãos do prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Ayres Filho, Cacau, o governador Paulo Dantas frisou que essa honraria traz mais responsabilidades e ainda mais compromissos para promover as transformações necessárias para que o município Deodoro e os moradores precisam.

Estado equilibrado

O vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, que também foi agraciado com a comenda Rosa da Fonseca, ressaltou a importância de receber a honraria e parabenizou a gestão fiscal do governador Paulo Dantas.

“Nos tornamos uma República graças à decisão tomada naquele 15 de novembro de 1889, pelo então Marechal Deodoro, de sair de sua casa, montar em seu cavalo e assim dar início a esse processo. Hoje é o 133º aniversário da Proclamação da República e vou me permitir uma pequena reflexão sobre esse momento que estamos vivendo. Estamos hoje na 6ª República, e o governador Paulo Dantas enalteceu o sistema que vivemos, o sistema democrático. Não podemos abandonar esse sistema, em nenhuma hipótese. Pois, como dizia Winston Churchill, por pior que seja e por mais defeitos que tenha, ele é o melhor de todos, precisamos melhorá-lo, restabelecendo a harmonia, o equilíbrio entre os Poderes, que é algo basilar num sistema democrático, e, principalmente, trabalhar, nós, homens públicos, por aquilo que é o essencial: tornar melhor a vida da nossa população”.

Hamilton Mourão cumprimentou o governador por todas as ações que foram realizadas em Alagoas e afirmou ver na gestão de Paulo Dantas dois princípios basilares colocados em prática: o equilíbrio fiscal e o aumento da produtividade

Para o prefeito Cacau, essa data ficará marcada na história de Marechal Deodoro, cidade onde nasceu o primeiro presidente do Brasil. “Hoje, comemoramos a Proclamação da República. É uma história que não podemos deixar adormece; temos que fortalecê-la, revivendo e fazendo realizações como essas”.