08/03/2023 18:16 | Meio Ambiente

BACIAS HIDROGRÁFICAS

Em Fórum Nacional, Semarh reafirma compromisso do Estado com recursos hídricos

Secretário Gino César anuncia disposição do Estado em sediar o Encontro de Comitês de Bacias em 2024


O evento acontece em Maceió, com representantes de vários estados brasileiros

Ascom / Semarh


Ascom/Semarh

Na abertura do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, na manhã desta quarta-feira (8), na capital alagoana, o titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Gino César, ressaltou o compromisso do Governo de Alagoas com a pauta e anunciou a disposição do Estado em sediar o Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, em 2024.

 

O secretário reafirmou também o compromisso da sua gestão em fomentar os debates que amparem a tomada de decisões em alinhamento com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU.

 

“Desde que assumimos a Semarh tratamos a questão hídrica com muita seriedade e responsabilidade, reconhecendo de imediato o papel importante desenvolvido pelos comitês de bacias hidrográficas, seja como parceiros ou alinhando a nossa atuação para contribuir com os temas que precisam ser debatidos, numa sinergia necessária para colocar forças políticas e institucionais no rumo das políticas públicas que norteiam o Governo do Estado de Alagoas”, disse ele. 

 

O Fórum Nacional acontece na sede da OAB, no bairro de Jacarecica, em Maceió, e conta com representantes de vários estados brasileiros.

 

Entre as apresentações do dia, a coordenadora do Procomitês da Semarh, Renata Lélis, destacou um panorama local abordando a política estadual de recursos hídricos, as regiões hidrográficas no território alagoano, as diretrizes gerais de ação e os instrumentos de políticas que norteiam o estágio atual de trabalho.

 

Segundo ela, há muito por fazer sobre o tema. “Nós reconhecemos o empenho do Governo de Alagoas que nos apoia através da Semarh, e acreditamos que o fortalecimento dos comitês e a conscientização de outros setores se fazem necessários para que possamos avançar com a política dos recursos hídricos em nosso país”, afirmou Renata.

 

O Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) é a instância colegiada formada pelo conjunto dos Comitês de Bacia legalmente instituídos no âmbito do Sistema Nacional e dos sistemas estaduais de Recursos Hídricos existentes no território brasileiro.

 

Desde sua criação em 1999, o Fórum promove, anualmente, o Encontro Nacional de Comitês de Bacia que objetiva a integração e a troca de experiências entre os seus Comitês membros, contribuindo para uma gestão participativa e compartilhada entre todos os componentes do Sistema de Recursos Hídricos do Brasil.

 

Além do secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas, Gino César, participaram da abertura do evento o coordenador geral do Fórum, Luis Carlos, a coordenadora do Fórum Alagoano, Maria Elza, o Superintente da Semarh, Jorge Briseno, o presidente da Casal, Luis Cavalcante, Andréa Feitosa, representando a OAB/AL, Lavínia Silveira, representando o MP/AL e Renata Maranhão, representante da Agência Nacional das Águas.