17/02/2022 13:56 | Educação

Em encontro com estudantes, Renan Filho destaca programas exitosos para elevar qualidade da educação em AL


Márcio Ferreira


Severino Carvalho, Thiago Tarelli e Allana Dias

O governador Renan Filho e o secretário da Educação, Rafael Brito, abriram, na manhã desta quinta-feira (17), o encontro de boas-vindas aos alunos da rede pública estadual, realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. O chefe do Executivo destacou que os programas exitosos, lançados no ano passado, e que ultrapassam a cifra de R$ 1 bilhão, foram fundamentais para tornar Alagoas no Estado que mais elevou o número de matrículas em 2022 no Brasil.

“Fomos o Estado brasileiro que mais elevou o número de matrículas em 2022 com relação a 2021. Isso é marcante porque, num período como esse, o principal objetivo de todos os Estados é manter matrículas e elevá-las por conta da pandemia. E Alagoas foi o Estado que mais cresceu em matrícula no Brasil: 30% a mais”, revelou Renan Filho.


O governador citou, em especial, o programa Cartão Escola 10 e destacou o papel importante do deputado estadual Paulo Dantas na apreciação e aprovação da matéria na Assembleia Legislativa. O parlamentar o acompanhou durante o evento.

“No ano passado, ele teve um destacado papel em defesa da educação alagoana, porque lhe coube relatar o projeto do Cartão Escola 10, que é o mais revolucionário programa nesse período de pandemia para trazer de volta os alunos à sala de aula. Alagoas, que se notabilizava no passado pela evasão escolar, repetência e por baixa qualidade da educação, hoje se destaca pela elevação da qualidade da educação, por aprovação escolar e pelo retorno dos estudantes às escolas”, frisou Renan Filho.


Dentre os projetos exitosos citados pelo governador e que elevaram a qualidade do ensino em Alagoas estão: o Mais Merenda, Meu Transporte Novo, Professor Mentor, Escola da Hora, o Vem Que dá Tempo, além do novo Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) da Educação.

“São muitos projetos, mais de R$ 1 bilhão em investimentos, o maior da nossa história e, nesse ciclo governamental, o maior do Brasil, entre todos os estados. Essa é uma demonstração clara que, para nós, educação é prioridade”, concluiu.

Já o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito, ressaltou a importância do papel da escola na transformação da vida do jovens alagoanos. “É graças a Educação que todos os nossos alunos terão suas vidas transformadas. Alagoas vive um novo momento, com investimentos e programas que dão condições e oportunidades aos nossos jovens, como o Cartão Escola 10. Esse trabalho vai garantir toda uma nova geração com maior qualidade de vida e qualificação profissional”, pontuou.

Rikelmy Carlos, estudante da escola estadual senador Rui Palmeira, localizada no município de Arapiraca, conta que já usou o incentivo que recebeu do Cartão Escola 10 e tem planos para quando concluir o ensino médio.

“Eu sou aluno do segundo ano, com essa primeira parcela pude comprar meu material escolar, além de roupas para frequentar as aulas. Quando eu concluir o terceiro ano vou usar a bolsa para investir no meu futuro e estudar o curso de programação, uma área que desde criança gosto muito”, conta Rikelmy.

Para ele o programa traz mais do que dinheiro. “Por meio do cartão escola 10 vejo a preocupação do governo para que os alunos tenham mais oportunidades depois que concluir o ensino médio”, ressalta. 

Encontro de boas-vindas

As boas-vindas aos alunos do ensino médio reuniu cerca de mil alunos da rede estadual. A programação contemplou os alunos destaque do ano letivo de 2021 que foram homenageados pelo desempenho escolar, além de palestras motivacionais e bate-papo sobre os programas Cartão Escola 10, Professor Mentor e o Novo Ensino Médio, que passou a entrar em vigência este ano na rede ensino do governo de Alagoas. 


Ana Paula Gomes dos Santos, aluna da Escola Estadual Dr. Fernandes Lima, de Maceió, conta que o evento foi inspirador especialmente para quem está iniciando o ano letivo. “Foi um experiência maravilhosa, conhecimento e proposta ótima para os alunos do ensino médio. É muito bom conhecer alunos de outros municípios, troca curiosidades, conhecimentos, a gente aprende mais”, ressalta.