20/05/2023 17:57 | Educação

Em Delmiro Gouveia, Educação fortalece ações do Programa Escola 10

Aulão preparatório para o Enem e aplicação da prova do Vem que dá Tempo também foram destaque no Sertão


Aplicação da prova do programa Vem que dá Tempo

Thiago Ataíde / Ascom Seduc


Joyce Andrea (Sob Supervisão) e Rafaella Ramos

A primeira edição do Governo Trabalhando, que aconteceu nesse final de semana, no Sertão de Alagoas, levou uma série de serviços a várias cidades. E a Educação, como não poderia deixar de ser, não ficou de fora, com o time da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) desenvolvendo várias ações para fortalecer os serviços prestados à população sertaneja.

 

Além de importantes entregas, a Seduc também promoveu um aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e um mutirão de atendimento dos programas Cartão Escola 10 e Vem que dá Tempo, dentre outras atividades.

 

“Nós estamos aqui para atender várias demandas. Mas, também, viemos ao Sertão pelos alunos que não estão estudando e querem voltar à escola. Vamos, portanto, fortalecer este resgate, por meio de mutirões que o Governo Trabalhando proporciona à população. Outra iniciativa importante é o apoio ao aluno que se prepara para o Enem. Afinal, nosso objetivo é fazer com que os jovens da rede pública possam competir em igualdade de condições com os da rede privada e, portanto, ingressar no mercado de trabalho”, destacou o secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão.

 

Vem que dá Tempo

 

Na arena de serviços do Shopping da Vila, o time da Educação efetuou mais de 30 inscrições para o exame de certificação do Programa Vem que dá Tempo somente no primeiro dia de evento, de modo a acelerar a escolarização de jovens e adultos que abandonaram os estudos, garantindo-lhe uma nova oportunidade de concluírem o ensino fundamental e ingressarem na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

Simultaneamente, 28 candidatos já inscritos no programa puderam realizar a prova de certificação no laboratório da Escola Estadual Luiz Augusto, também em Delmiro Gouveia.

 

E entre os cidadãos contemplados, o sentimento era de satisfação. “É muito importante poder retomar os estudos e recuperar o tempo perdido, mesmo aos 37 anos, como é o meu caso”, afirmou Mirian Mendonça, que se inscreveu no programa, alimentando a expectativa de concluir seu processo de alfabetização.

 

Para a filha Tamires, o Vem que dá Tempo será uma oportunidade de recomeço. “Vai ser bom para ela conseguir um trabalho melhor e também para se desenvolver como pessoa. Minha mãe tem vergonha por não saber escrever. Evita frequentar reuniões escolares e tem até dificuldade de se expressar. Será realmente um recomeço, uma nova vida”, opinou.

 

Cartão Escola 10

 

Ainda na arena de serviços, o estande do Cartão Escola 10 foi um dos mais buscados pelos estudantes da rede pública. O programa incentiva os alunos a concluírem os estudos com o repasse, por meio da Bolsa Permanência, de R$ 100 mensais (150 para quem estuda em ensino integral) para os estudantes que estiverem regularmente matriculados e com mais de 90% de frequência em sala de aula. Há, ainda, o repasse de R$ 2 mil para aqueles que concluem o ensino médio. Somente no primeiro dia de ações, foram mais de 215 atendimentos para a realização de novos cadastros.

 

Maria Clara, que tem 16 anos, destacou a importância do incentivo da Secretaria da Educação. “É muito bacana poder receber um ensino de qualidade e ainda ser contemplada com uma quantia mensal para seguir estudando com dedicação. Isso ajuda bastante nas nossas despesas do dia a dia e nos permite até planejar algum investimento na própria rotina de estudo”, avaliou a estudante delmirense.

 

Aprendizagem de qualidade

 

Outra ação da Seduc no Governo Trabalhando foi a retomada dos aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desta vez, 180 estudantes puderam assistir a uma aula especial de revisão das disciplinas de Matemática, Física e Língua Portuguesa, no cinema do Shopping Vila, e com direito a pipoca e refrigerante.

 

Professora da Escola Estadual Tavares Bastos, em Maceió, a educadora Dayane Soares comandou a revisão da disciplina de Matemática, destacando a importância de se executar estratégias de ensino que motivem os estudantes.

 

“Preparamos um material bem bacana com algumas dicas, recorrendo também à música pra trabalhar os conteúdos de uma forma bem dinâmica. Essa estratégia de trabalhar a revisão de uma forma leve é uma ferramenta poderosa de motivação. Além disso, ela acalma os ânimos. Afinal, não adianta ficar nervoso na hora da prova”, afirmou.

 

Visando fortalecer a aprendizagem, os aulões da rede estadual são promovidos com base no material do programa Foca no Enem, um kit de livros didáticos elaborados e distribuídos pela Seduc com o objetivo de auxiliar os alunos da rede na preparação para o vestibular. Esta, inclusive, foi a primeira de várias ações preparatórias para o Enem que a Seduc promoverá no decorrer do ano.

 

Entrega de certificados

 

Outra ação marcante da Seduc no Governo Trabalhando foi a entrega de certificados a 53 alunos da Escola Estadual Delmiro Gouveia concluintes do ensino fundamental, por meio do programa Vem que dá Tempo. Nesta sexta-feira (19), os estudantes foram surpreendidos com uma solenidade para a entrega oficial dos documentos.

 

Gerente de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Dirlene Monte comentou o alcance do programa. “O Vem que dá Tempo tem um papel social incrível, que é trazer o cidadão que está afastado da escola. Cumprimos o nosso papel de incluir essas pessoas na sociedade, por meio da educação, único instrumento capaz de verdadeiramente transformar vidas, para que todos possam ter a perspectiva de um futuro promissor”, disse.

 

Uma das alunas contempladas foi Patriana Queiroz, que afirmou não ver a hora de retomar os estudos em definitivo. “Foi muito importante participar e voltar à sala de aula. Vou poder ter um emprego melhor e realizar o meu sonho de ingressar na faculdade de Administração. Tenho um longo caminho a percorrer, mas já consegui pelo menos metade daquilo que eu almejava para a minha vida”, declarou.