27/05/2023 11:51 | EducaçãoGoverno Trabalhando

Em Arapiraca, comunidade escolar se mobiliza para nova edição de encontro estudantil

Seduc promove palestras e apresentações culturais para estimular vivência da cidadania entre alunos da rede estadual de ensino

Estudantes lotam o ginásio para assistir as apresentações

Bruno Soriano / Ascom Seduc

O ginásio poliesportivo da Escola Estadual Professor Pedro de França Reis, no município de Arapiraca, foi palco, nessa sexta-feira (26), de mais um importante encontro que reuniu centenas de estudantes, com direito a palestras e apresentações culturais. O objetivo é estimular o protagonismo juvenil entre os alunos da rede estadual.

Todos, inclusive, já vivem a expectativa em torno da realização do VI Encontro Estudantil da Rede Estadual de Ensino, que será realizado entre os dias 9 e 11 de agosto, no Ginásio Lauthenay Perdigão, no bairro do Trapiche, em Maceió, com a abertura oficial marcada para 8 de agosto.

Gerente especial de execução de programas e projetos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Leandro Lima explica que a iniciativa buscou orientar os estudantes sobre todos os programas e projetos a que têm acesso, a exemplo do Jovem Senador. O programa, que permite a alunos de escolas públicas a experiência de uma semana inteira no Senado Federal, em Brasília, é destinado a estudantes do ensino médio de todo o país, selecionando 27 jovens - sendo um representante de cada estado - para conhecer e vivenciar o trabalho dos parlamentares no Congresso.

“Nós também buscamos reavivar o alcance de iniciativas como o Avança Grêmio, por meio do qual os grêmios estudantis recebem um incentivo financeiro para que seus membros possam desenvolver atividades com foco no protagonismo estudantil. Tudo isso, portanto, vem para complementar a formação dos nossos estudantes, além de prepará-los cada vez melhor para o Exame Nacional do Ensino Médio, e sempre com vistas ao mercado de trabalho”, explicou o gerente, destacando a oportunidade de integração e troca de experiência entre os alunos.

Vitória Caroline, aluna do 2º ano da Escola Professor José Quintela Cavalcanti, não só acompanhou o encontro como também subiu ao palco para fazer o que mais gosta: cantar. “Eu morro de vergonha, por incrível que pareça. Mas adoro cantar, e isso me faz esquecer a timidez em público. E hoje eu fui incentivada por minhas colegas a cantar para muita gente. Foi bacana”, disse Caroline.

Já Evelyn Lavínia, que é aluna do 2º ano da Escola Pedro Reis, é outra jovem estudante apaixonada por música e que encantou a todos com sua apresentação. “Toco violão desde os onze anos de idade. Aprendi observando o coral da Igreja que frequento. Foi paixão à primeira vista. Hoje, a música é uma terapia que me auxilia, inclusive, nos estudos”, afirmou a estudante, que já recebe convites para tocar em casamentos e festas de aniversário.

“Oportunidades como esta são legais porque fazem despertar o talento que existe em cada um de nós. Eu já planejo, inclusive, usar o dinheiro que vou receber por meio da Bolsa Conclusão (pago pelo Governo de Alagoas a todos os concluintes do ensino médio) para comprar um teclado eletrônico. Sempre sonhei em cursar medicina, mas pretendo seguir conciliando a minha rotina de estudos com a música, porque sei que ela vai agregar à minha futura profissão”, emendou Lavínia.

Encontro

O Encontro Estudantil é uma das maiores iniciativas de fomento ao protagonismo juvenil do estado. O evento, cuja o ponto alto coincide com as comemorações do Dia do Estudante, em 11 de agosto, terá como tema “Escola, espaço de aprendizagem criativa: engajamento para o ensino inovador na rede estadual de ensino de Alagoas”, e visa conferir visibilidade a projetos artístico-culturais, sociais e/ou científicos desenvolvidos pelas escolas da rede estadual, bem como ao talento estudantil. As inscrições seguem abertas até o dia 2 de junho, no endereço eletrônico http://educacao.al.gov.br/avisos/3074-encontro-estudantil-da-rede-estadual-de-ensino-de-alagoas.

Quatorze modalidades compõem o Encontro Estudantil: Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal) - que é subdividida em Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI), Mostra de Robótica e Arena da Cultura Empreendedora); Mostra Estudantil de Artes Plásticas; Mostra Estudantil Audiovisual; Mostra Estudantil de Fotografia; Festival Estudantil de Dança; Festival Estudantil de Música; Festival Estudantil de Teatro; Sarau Estudantil da Rede Estadual de Alagoas; Encontro dos Grêmios Estudantis da Rede Estadual de Ensino; Prêmio Edvaldo Albuquerque de Protagonismo Estudantil; Prêmio Personalidades Negras e Indígenas; Prêmio Professora Cenira Angélica; Programa Professor Mentor: Meu Projeto de Vida; e Festival de Invenção e Criatividade (FIC).