16/02/2023 15:15 | Saúde

REFERÊNCIA EM CARDIOLOGIA

Em 5 meses, Hospital do Coração Alagoano atendeu 6.800 pacientes

Unidade foi inaugurada no dia 2 de setembro do ano passado


Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, em Maceió, primeira instituição pública especializada em doenças cardiológicas do SUS em Alagoas

Olival Santos / Ascom Sesau


Mayara Moreira / Ascom Sesau

Inaugurado há 5 meses, o Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, em Maceió, primeira instituição pública especializada em doenças cardiológicas do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas, vem desenvolvendo um trabalho de excelência e já realizou 6.800 procedimentos.


Os números foram apresentados em um levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Em pouco mais de 100 dias de funcionamento, comemorados em dezembro passado, a instituição realizou mais de 3 mil procedimentos, entre consultas, exames e demais procedimentos.


Nesses cinco meses, o Hospital realizou 61 cirurgias de marca-passo, 30 revascularização do miocárdio, 23 trocas de valvar, além de seis reposicionamentos de eletrodo ventricular, cinco implantes de válvula mitral e aórtica. Foram realizadas ainda, 1.010 consultas cardiológicas, o número de ressonâncias mais que dobrou, fazendo um comparativo com o relatório apresentado sobre os 100 dias de funcionamento, passando de 323 para 731 ressonâncias magnéticas realizadas. 


Foram realizadas também 120 tomografias, 19 angiotomografias, 719 ecocardiogramas, 663 eletrocardiogramas, 46 holter, 112 testes ergométricos, 99 ultrassonografias, sete mapas e 865 raios-x. Também foram realizados 23.149 exames laboratoriais, com média de 4.700 exames por mês.


Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a importância do Hospital do Coração Alagoano para o Estado é imensurável. Isso porque, segundo ele, a unidade hospitalar é a primeira exclusiva do SUS para atendimento de pacientes cardiológicos, que, antes, tinham que ser encaminhados a hospitais privados conveniados. “Hoje, temos 100% de atendimento cardiológico pelo SUS, graças ao trabalho dedicado e planejado da atual gestão da Sesau”, enfatizou o gestor.


Diferencial

A unidade já é um diferencial na saúde pública de Alagoas e que vem mudando a vida da população, como é o caso do aposentado Manoel dos Santos, o primeiro paciente a fazer uma cirurgia de revascularização do miocárdio, mais conhecida como ponte de safena. 


A vida da aposentada Maria Regina também teve uma nova oportunidade, ela passou por um procedimento de troca de gerador de marcapasso, tendo assim, uma nova oportunidade para o seu coração, reabilitando sua vida.


Uma nova oportunidade de vida também foi assegurada ao aposentado José Cícero, que foi submetido a um procedimento para implante de um Cardioversor Desfibrilador Implantável (CDI). Ele foi transferido de outra unidade hospitalar para realizar o procedimento no Hospital do Coração Alagoano e teve sua vida transformada.


Com um investimento inicial de R$ 55 milhões através de  recursos próprios do Estado, o Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene vem garantido desde a sua inauguração a transformação dessas e de mais 2.335 vidas, que foram atendidas nesses cinco meses de funcionamento.