15/06/2022 14:51 | SaúdeEducação

Eduneal lança E-book sobre Direitos da Criança Hospitalizada

Iniciativa é do Projeto de Extensão Sorriso de Plantão e tem o objetivo de auxiliar profissionais de saúde, do direito e acompanhantes das crianças



Patrícia Barros / Ascom Uncisal

Uma área do direito pouco discutida envolve a vida das crianças hospitalizadas. Pela legislação, ela vem sendo apontada desde o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e complementada pelo Marco Legal da Primeira Infância (2016). Tomou forma operativa com precisão e detalhe na Resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), que aprovou o texto elaborado pela da Sociedade Brasileira de Pediatria.

 

Entretanto, uma coisa é o reconhecimento formal e seu registo num documento normativo, outra é como isso é trabalhado na prática. Por isso, para auxiliar profissionais de saúde, do direito e acompanhantes das crianças, um grupo de professores e profissionais na área da saúde organizou um E-book sobre Direitos da Criança Hospitalizada.

 

O livro responde à necessidade de conhecer mais sobre os direitos da criança hospitalizada e, sobretudo, como garanti-los. Fora do círculo dos profissionais da saúde e dos órgãos do Sistema de Garantia de Direitos, quem mais se envolve na vigilância, na defesa e na proteção dos direitos da criança hospitalizada? Esse e outros questionamentos são abordados na publicação, que já de ser acessada através do link https://www.eduneal.com.br/produto/direitos-da-crianca-hospitalizada/

 

“Nosso livro visa atender demandas visualizadas pelos autores no cenário de assistência à criança hospitalizada que apresentam fragilidades no Estado de Alagoas. A intenção é que os profissionais de saúde, do direito e acompanhantes possam divulgar, compartilhar, desfrutar dos ensinamentos”, disse Maria Rosa da Silva, enfermeira, professora do curso de Enfermagem da Uncisal e coordenadora do Projeto Sorriso de Plantão.

 

O livro foi lançado pela editora da Uneal e é uma iniciativa do projeto de extensão Sorriso de Plantão. “Se você é profissional de saúde ou está vinculado à garantia dos direitos da criança é importante a leitura do livro. Ele aborda questões do cenário de hospital em que muitas vezes o direito das crianças foi negligenciado”, explicou Maria Rosa, uma das organizadoras da obra ao lado da bacharela em Direito, especialista em Educação em Direitos Humanos e Diversidade, Jéssica Ferreira Nunes; e de Elisangela Mercado, pedagoga, professora da UFAL e membro da Rede Nacional e Estadual da Primeira Infância.

 

Ela destacou, ainda, que a produção do livro só foi possível graças à dedicação dos colaboradores e ao apoio financeiro da Sociedade Beneficente do Coração de Alagoas e da Rede Estadual da Primeira Infância. “Em nome de toda equipe do Projeto Sorriso de Plantão, agradeço a todos os autores colaboradores, a Uncisal, Ufal e Sociedade Beneficente do Coração de Alagoas e a Rede Estadual da Primeira Infância, que foram fundamentais no apoio financeiro na publicação do e-book”, concluiu.