18/03/2023 12:36 | Educação

Educação terá projeto para formar músicos na rede estadual de ensino

Além de levar cultura para a sala de aula, iniciativa vai transformar a música em um importante aliado no processo de formação dos estudantes

Thiago Ataíde / Ascom Seduc

Bruno Soriano / Ascom Seduc

A música acalma, alivia dores e serve até de estímulo para a prática de diversas atividades. E é apostando no papel transformador da música que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) dá mais um passo importante na garantia de uma educação de qualidade em Alagoas.

Isso porque, nessa sexta-feira (17), o secretário Marcius Beltrão anunciou que a rede estadual de ensino terá, em breve, um projeto voltado à música enquanto instrumento, sobretudo, de inclusão social, promovendo a cultura e fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem. A previsão é de que as aulas tenham início ainda no primeiro semestre deste ano.

O objetivo é ensinar os estudantes a tocarem algum instrumento musical, como explica o maestro Luiz Martins, que iniciou as tratativas com a equipe da Seduc. “Nós já começamos a montar um projeto que se encaixe com a proposta da Educação, para que possamos contribuir de forma significativa neste processo de formação dos estudantes, que só têm a ganhar com a oportunidade de aprender mais e melhor por meio da música”, assegura Martins.

Segundo ele, além de aprenderem a tocar instrumentos como flauta e violino, os estudantes – que devem ter ao menos 11 anos de idade – também vão receber formação em canto coral. “Mas a formação, na verdade, será uma consequência. O mais importante é proporcionar uma experiência cotidiana diferente daquela que eles têm hoje, para que passem a olhar o mundo com outros olhos”, reforça o também diretor artístico.

Outro músico que irá contribuir na execução do projeto é Lenivaldo Carvalho, que destaca o alcance da iniciativa. “Cada jovem terá a chance de se profissionalizar na música, podendo vir a fazer parte, por exemplo, de uma filarmônica. Trata-se de uma ação que vai impactar positivamente, não apenas a vida do aluno, mas também as pessoas ao seu redor”, atesta.

Para o secretário Marcius Beltrão, a música tem o poder de emancipar o jovem. “Ela [música] tem uma função social muito grande na medida em que ocupa a mente dos nossos estudantes, combatendo males como a ociosidade. Por isso é que também temos a música como uma importante aliada. Além do mais, tem-se a possibilidade de descobrirmos novos talentos, já que Alagoas sempre foi um celeiro de grandes músicos”, avalia o gestor.