21/03/2023 18:07 | SaúdeEducação

Educação e Saúde fortalecem apoio psicossocial a estudantes da rede estadual

Secretário Marcius Beltrão e equipe visitam a escola para monitorar a assistência prestada a alunos acometidos por transtorno de ansiedade


Psicólogo e professor de Educação Especial Inclusiva, Edson Ferreira diz que a escola já desenvolve ações de conscientização de servidores e alunos

Thiago Ataíde / Ascom Seduc


Bruno Soriano e Joyce Andrea / Ascom Seduc

Fortalecer o apoio psicossocial dispensado à comunidade escolar. Foi com este objetivo que o secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão esteve nesta terça-feira (21), na Escola Estadual Profº Edmilson de Vasconcelos Pontes, localizada no bairro do Farol, onde alunos foram acometidos por uma crise de ansiedade coletiva na última sexta-feira (17). Os estudantes foram atendidos pelos profissionais da unidade que, por sua vez, acionaram o serviço de saúde.



 

A escola reúne 535 alunos dos ensinos fundamental e médio, funcionando em tempo integral. Psicólogo e professor de Educação Especial Inclusiva, Edson Ferreira explica que a escola já desenvolve ações voltadas à conscientização de servidores e alunos.



 

“Nós dispomos, inclusive, de um convênio com o Centro Universitário Cesmac para a oferta de acadêmicos de Psicologia. É dessa forma que identificamos o perfil do estudante, conhecendo, assim, a realidade de cada um. E o nosso trabalho não se resume a situações pontuais, estendendo-se, inclusive, à família desses jovens”, afirmou Ferreira, destacando o fato de o episódio ter envolvido alunos novatos, com idade entre 12 e 14 anos.

 

“Temos acompanhado de perto essa realidade, que é nacional, construindo, de forma coletiva, estratégias de atendimento e orientação voltadas à saúde mental. É dessa forma que se consegue garantir a formação integral do estudante”, emendou o professor, lembrando que a ansiedade – cuja prevalência global cresceu 25% somente no primeiro ano da pandemia da Covid-19 – já acomete cerca de 20 milhões de brasileiros, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).



 

A secretária-executiva de Regulação e Gestão da Secretaria de Estado da Saúde, Geonice Peixoto, garantiu à direção da unidade de ensino apoio incondicional aos estudantes que necessitarem de acompanhamento especializado.

 

“Viemos acompanhar esse caso e oferecer toda a nossa estrutura, seja no encaminhamento dos alunos que precisem, inclusive, de atendimento psiquiátrico, seja no trabalho de prevenção. Vale lembrar que já estamos presentes nas escolas estaduais, por meio da Rede de Atenção às Vítimas de Violência (RAVV), com a qual elaboramos um calendário de ações educativas sobre as questões sócioemocionais”, revelou a representante da Sesau.



 

Maria Eduarda do Carmo é aluna do 2º ano e presidente do grêmio estudantil da Escola Edmilson Pontes. Ela recorda a corrente de solidariedade que mobilizou professores e alunos em meio ao episódio de crise de ansiedade coletiva, lembrando que a escola será palco de mais uma palestra voltada ao tema na quinta-feira (23).  “Além da palestra, todos os colegas também vão contar com várias outras atividades, como sarau, exposição de arte e show de talentos. Ninguém vai ficar de fora”, assegurou a aluna.

 

O secretário Marcius Beltrão fez questão de reforçar o compromisso do Governo do Estado com o bem-estar de servidores e estudantes, a fim de fortalecer cada vez mais o processo de ensino e aprendizagem na rede estadual. “Viemos nos colocar à disposição para garantir o devido acompanhamento dos nossos jovens. A ansiedade está latente na sociedade, sobretudo em razão da pandemia, que a transformou em um problema de saúde pública. Então, alinhamos nossas ações às da Secretaria de Saúde, que é parceira e vai apoiar esta escola no que for preciso, na certeza de que o aluno da rede estadual pode sempre contar conosco”, disse o secretário.