16/11/2021 15:59 | Educação

Educação autoriza nova Creche CRIA e leva Caravana Escola 10 para o Litoral Norte no Governo Presente

Jacuípe ganhará uma nova unidade de Educação Infantil e Matriz de Camaragibe é sede da 3º edição do Avança Escola 10


Evento retorna com a dinâmica de seis espaços diferentes distribuídos na unidade de ensino mobilizando alunos e professores da região

Jonathan Lins


Thiago Tarelli

As cidades da Região e Litoral Norte de Alagoas são a sede da mais nova edição do Governo Presente, evento do executivo estadual que, durante os dias 18, 19 e 20 deste mês, leva uma série de ações do Governo do Estado à população dos municípios. Dentro da programação do encontro, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) autoriza o início de novas obras da creche do CRIA e promove a 3ª edição da caravana Avança Escola 10 na região.

Dando a largada nas ações da pasta, na próxima quinta-feira (18), o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito, assinam a ordem de serviço da 32º unidade da Creche CRIA, na cidade de Jacuípe, que atenderá 188 meninos e meninas em dois turnos. Para isso, o Governo do Estado está investindo cerca de R$ 4,5 milhões apenas para a implantação desta creche que será construída no sistema modular pré-fabricado.

Já na sexta-feira (19), a caravana da Educação chega a cidade Matriz de Camaragibe com mais uma edição do Avança Escola 10, na Escola Estadual Professora Maria Antônio de Oliveira Santos. O evento promove troca de experiências entre as escolas da rede estadual e uma programação completa com palestras, bate-papo e debate entre toda a comunidade escolar.

“Será mais uma grande edição do Governo Presente, e para nós que fazemos a Educação terá um gosto especial poder levar as ações do Avança Escola 10 para a região Norte, sobretudo em um momento inédito que o setor vive na história do estado. A equipe está muito motivada e unida para promover mais essa troca de experiências entre diversas escolas e redes de ensino, em um intercâmbio em que todos unem forças para que tenhamos avanços no processo de ensino-aprendizagem”, avalia o secretário Rafael Brito. 




Na terceira edição, o evento retorna com a dinâmica de  seis espaços diferentes distribuídos na unidade de ensino, e um leque de atividades diversificado.  Abrindo a programação do evento às 13h, no pátio principal acontecerá um aulão especial de Língua Portuguesa e Matemática com foco nas provas do Enem. Em seguida, o Aprofundamento sobre Protagonismo Juvenil no Ensino Médio Integral é o tema da palestra do professor Romário Farias, coordenador de protagonismo da rede estadual da Paraíba.

O encontro segue sob o comando do empresário Fernando Perón que traz o tema do empreendedorismo no bate-papo sobre “A maior empresa do mundo”. Em simultâneo, no espaço do miniauditório serão realizadas palestras sobre os novos programas Professor Mentor e Vem que Dá Tempo. 

Com o intuito de estimular o protagonismo dos alunos, haverá também shows de talentos, no espaço lounge, nos intervalos das palestras e, além disso, os estudantes poderão aproveitar os jogos montados no espaço interativo e cine educativo. A programação também contempla palestras e workshops voltados para os servidores da educação com tira dúvidas sobre assuntos como valorização de pessoas, regime de colaboração e orientação nutricional, por exemplo.