16/02/2023 09:17 | Educação

Educação aprimora processo de aprendizagem na rede estadual

Em seu segundo ano de implantação, modelo foca áreas de conhecimento para auxiliar estudante na escolha de uma carreira profissional


Novo Ensino Médio trará maior autonomia para os alunos no momento de escolha das áreas de conhecimento

Thiago Ataíde/ Seduc


Bruno Soriano / Ascom Seduc

O ano letivo começa com novidade na rede estadual. É que, em 2023, a comunidade escolar vai viver a experiência da segunda fase de implantação do Novo Ensino Médio, que não apenas atualizou o referencial curricular de Alagoas, trazendo também maior autonomia para os alunos no momento de escolha das áreas de conhecimento em que desejam se aprofundar.

Alagoas optou por implantar o método de forma gradativa, alcançando, assim, as terceiras séries do ensino médio já no próximo ano. Superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Edcação (Seduc), Ricardo Lisboa explica que o objetivo é alinhar o ensino médio à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promovendo abordagens pedagógicas mais práticas e inclusivas para, com isso, garantir o desenvolvimento integral do aluno.

“Nós começamos, no ano passado, com as disciplinas eletivas e os projetos de vida nas primeiras séries do ensino médio. Agora, o nosso trabalho vai permitir que os alunos se aprofundem nas áreas do conhecimento ou na formação técnica e profissional. A finalidade é transformar o estudante em um sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem, fazendo com que ele seja protagonista de sua própria história”, destaca Lisboa, acrescentando que o novo currículo do ensino médio foi dividido em duas partes: formação geral básica, com 1.800 horas; e os chamados itinerários formativos, perfazendo outras 1.200 horas voltadas, sobretudo, à preparação para o mercado de trabalho. 

A proposta, portanto, busca desenvolver o autoconhecimento e, consequentemente, o potencial de cada aluno, auxiliando-o na escolha da carreira que pretende trilhar. Para tal, o Governo de Alagoas vem investindo na formação continuada de professores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e articuladores de ensino.

A rede estadual, inclusive, já desenvolve ações e programas capazes de transformar a vida de cada estudante, como o Professor Mentor, o Meu Projeto de Vida e o Vem que Dá Tempo, que contribuirão para que o novo ensino médio seja definitivamente implantado no ano que vem.

Para o secretário de Estado da Educação, Alagoas caminha a passos largos no sentido de ofertar cada vez mais oportunidades para todos. “Iniciamos mais um ano letivo na certeza de que a rede estadual está pronta para acolher, da melhor forma, toda a comunidade escolar, valorizando o servidor e permitindo que nossos alunos possam estudar e se capacitar”, afirma Marcius Beltrão.

Para saber mais sobre o Novo Ensino Médio, basta acessar o site https://escolaweb.educacao.al.gov.br/.