10/03/2023 19:22 | Educação

Educação apresenta material de apoio pedagógico para o Novo Ensino Médio

Nesta etapa do novo currículo, equipes vão trabalhar as chamadas Trilhas de Aprofundamento, destinadas a estudantes do segundo ano


Estudantes terão a possibilidade de escolher uma formação técnica e profissional dentro da carga horária do ensino médio regular


Joyce Andrea, sob supervisão

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu mais um importante passo visando à sequência de implantação do Novo Ensino Médio, que, entre outras coisas, oferta ao jovem estudante a possibilidade de escolher uma formação técnica e profissional dentro da carga horária do ensino médio regular.

 

É que, esta semana, a equipe da Superintendência de Desenvolvimento do Ensino Médio (Sudem) apresentou à comunidade escolar o Material de Apoio ao Planejamento e Práticas de Aprofundamento (MAPPA), que vai auxiliar na implantação das chamadas Trilhas de Aprofundamento. A ferramenta pedagógica foi produzida pela Sudem, em parceria com os institutos Sonho Grande e Reúna.

 

A apresentação ocorreu por meio de ‘live’ capitaneada pelo superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio, Ricardo Lisboa, e a coordenadora do Ensino Médio da Rede Estadual, Andreia Alves. Também estiveram presentes os professores Jailson Costa, técnico-pedagógico do Ensino Médio da Seduc, e Leandro Holanda, pesquisador do Instituto Reúna – ambos, inclusive, participaram da elaboração do MAPPA.

 

Nesta etapa do Novo Ensino Médio, os estudantes do 2º ano iniciam o contato com as Trilhas de Aprofundamento dos Itinerários Formativos, disciplinas que aprofundam a aprendizagem de uma ou duas áreas do conhecimento, permitindo, assim, o desenvolvimento da Formação Geral Básica de forma integral.

 

Para apoiar esta fase da implementação, o MAPPA foi formulado com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que buscam garantir um processo de ensino-aprendizagem também voltado a questões sociais e políticas. O material traz, ainda, a possibilidade de se aplicar matérias que abordem temas como sustentabilidade, saúde e bem-estar.