23/06/2022 17:26 | Assistência Social

Edição da Arena CRIA no Pilar entrega cerca de 100 Kits enxoval para gestantes

Ação também emitiu RG e carteira de trabalho, fez consulta de CPF, entre outros serviços

Gestantes recebem kits CRIA no município do Pilar

Rodrigo Marinho

Fabiana Barros/ CRIA

O município do Pilar recebeu, nesta quinta-feira (23), mais uma edição da Arena CRIA, com diversos serviços gratuitos sendo ofertados para toda a população. Na ocasião, o Governo de Alagoas entregou cerca de 100 kits de enxoval para as gestantes cadastradas no Programa Criança Alagoana (CRIA), a partir do sétimo mês de gestação. Cada kit é composto por 17 itens.

Amanda Vitória dos Santos, de 19 anos, grávida de oito meses do segundo filho, representa a realidade de inúmeras beneficiárias cadastradas no Programa CRIA. Ela foi uma das cerca de 100 mães a receber o kit enxoval. "O meu marido está desempregado. O kit ajudou muito. Dou graças a Deus por ter recebido, porque não tinha quase nada para o bebê", disse.

Amanda e as outras gestantes cadastradas no CRIA receberam da secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Manuelle Farias, bolsa maternidade, trocador, banheira, manta, toalha, cueiros (3), fraldas (5), camisetas (3), conjuntos pagão (2), touca, par de luvas, pacote de algodão, saboneteira, escova, pente, álcool 70 e um par de meias. A Prefeitura Municipal do Pilar fez a entrega de 200 kits (banheira mais bolsa) para as gestantes que não são cadastradas no CRIA.

A dona de casa Edivânia Barbosa da Silva, de 39 anos, mãe de quatro filhos e grávida de cinco meses, aproveitou a ação realizada no Pilar e fez o cadastro no programa. "A minha mãe me avisou porque esse dinheiro vai me ajudar muito a comprar fraldas e outras coisas para o bebê", afirmou. Segundo ela, o processo foi rápido e prático. "Não passei nem dez minutos para fazer o cadastro", garantiu.

As famílias com gestantes e crianças de zero a seis anos, em situação de vulnerabilidade, podem participar do programa. O CRIA atende um beneficiário por família.

Para participar, a pessoa interessada deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do seu bairro. Quem reside em Maceió, além do Cras, pode procurar as Centrais Já.

AÇÃO

Além dos diversos serviços disponibilizados na Arena CRIA, a exemplo de emissão de RG, Carteira de Trabalho, consulta de CPF e Certidão de Nada Consta, entre outros, a ação reservou um espaço para as crianças se divertirem com Espaço Lúdico Kids, pintura no rosto, entrega de kits guloseimas CRIA, entre outros. Para as gestantes, teve estúdio fotográfico e a mamãe já sai da ação com a foto em um porta-retrato.

O programa é uma política pública de caráter intersetorial e envolve as áreas de Saúde, Educação e Assistência e Desenvolvimento Social. O CRIA promove o desenvolvimento infantil integral na primeira infância, desde a gestação até os seis anos de idade.

Além do Cartão CRIA, o programa inclui o Hospital da Criança, o Hospital da Mulher, a humanização de casas de parto e centros de parto normal, a instalação de espaços lúdicos e ambientação nos hospitais e nas UPAS, praças que garantam um espaço de lazer para as crianças, entre outras atuações a fim de assegurar o desenvolvimento da primeira infância. Atualmente, o CRIA atende cerca de 130 mil beneficiárias em todo o Estado com uma ajuda mensal no valor de R$ 150.