02/02/2023 17:28 | Desenvolvimento Econômico

Economia Solidária é pauta prioritária para Sedics e Sete

Secretários se reuniram para discutir desenvolvimento do setor


Secretários Caroline Balbino, Arthur Albuquerque e Adalberon Sá e a superintendente, Daniela Vasconcelos participaram do encontro

Lucas Menezes


Isabella Padilha

Para impulsionar ainda mais o desenvolvimento de Alagoas, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) assumiu o segmento da Economia Solidária. Em reunião nesta quinta-feira (2), a secretária da Sedics, Caroline Balbino, e o secretário estadual do Trabalho e Emprego (Sete), Arthur Albuquerque, discutiram a transição do setor. O secretário executivo,  Adalberon Sá, e a superintendente de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Daniela Vasconcelos também participaram do encontro.

 

Com protagonismo na nova gestão e a convicção que o segmento é o que mais cresce em Alagoas, a Economia Solidária ganhou uma secretaria executiva especializada nas demandas econômicas no estado.  A Secretaria Executiva de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, está ligada diretamente à Sedics e vai atuar no fomento e expansão cooperativista e associativista em Alagoas.


Apesar do conceito amplo, a Economia Solidária tem como uma das principais pretensões a diminuição da desigualdade social e econômica entre os alagoanos.

“Estamos muito felizes em assumir esse compromisso e vamos trabalhar ao lado da Sete para avançar ainda mais o setor da Economia Solidária de Alagoas. A nova gestão do Governo do Estado é marcada principalmente pelo fator humano e social, e trazer essa instância - junto ao Conselho de Economia Solidária, para a nossa secretaria do Desenvolvimento é importantíssimo para o setor”, pontua a secretária da Sedics, Caroline Balbino.


O Conselho

Criado em janeiro de 2014, o Conselho Estadual de Economia Solidária (CEES) tem como objetivo acompanhar e fiscalizar a execução da Política Estadual de Economia Solidária. Hoje, o CEES faz parte da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) e promove a normatização das ações e regulamentação dos serviços prestados pelos empreendimentos econômicos solidários.