22/12/2021 09:13 | Alagoas Contra Fake

É falso que lei isenta idosos de pagar estacionamento em shoppings

Desinformação se baseou em projeto de lei que foi arquivado em 2011


Secom Alagoas


Secom Alagoas

Circula em grupos de Alagoas nas redes sociais a informação de que uma lei aprovada em 2017 isentaria idosos de pagar estacionamento em shoppings. O conteúdo é falso. Um projeto de lei com essa proposta chegou a ser aprovado por uma comissão da Câmara, mas foi arquivado em 2011.

A informação é compartilhada em formato de texto. “Estacionamento. Lei 2786/08 aprovada em 06/08/17. Pessoas idosas acima de 60 anos não pagam estacionamento nos shoppings. Faça valer o seu direito. Leve o ticket ao balcão de pagamento juntamente com sua carteira de identidade e peça o carimbo de isenção”, diz a mensagem.

Não é verdade. O próprio texto já apresenta equívoco na identificação da possível lei. Se ela foi aprovada em 2017, o número final não seria 2018, mas sim o próprio ano de aprovação. Além de erros ortográficos na mensagem original, ela é encerrada com um apelo para que seja encaminhada, característica típica de conteúdos falsos.

A ideia compartilhada se baseou no Projeto de Lei 2786/2008, de autoria do deputado Vinicius Carvalho, do Rio de Janeiro. A proposta era isentar os idosos do pagamento de qualquer estacionamento privado e a medida seria incluída no Estatuto do Idoso, Lei 10.741/03. O projeto chegou a ser aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família em 2010, mas foi arquivado em 2011, portanto, não se tornou lei.

O que o Estatuto do Idoso assegura atualmente é a reserva de 5% dos estacionamentos públicos e privados para esse público, prevista no artigo 41. “Deverão ser posicionadas de forma a garantir a melhor comodidade ao idoso”, justifica o texto do documento.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas e outros temas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.