02/03/2023 16:05 |

Docente da Uncisal tem alta produtividade científica reconhecida pelo CNPq

Pedro de Lemos Menezes obteve classificação 1B em uma escala de relevância nacional que possui cinco níveis

Ascom Uncisal

Eduardo Almeida / Ascom Uncisal

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) é destaque nacional na produção de conhecimento. O professor e pesquisador Pedro de Lemos Menezes teve sua elevada produtividade científica reconhecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), integrando um seleto grupo de pesquisadores brasileiros.

Pedro de Lemos Menezes obteve classificação “1B”, em uma escala de relevância que tem seu ápice no nível 1A, seguida por 1B, 1C e 1D e pelo nível 2. Além de professor do curso de Fonoaudiologia da Uncisal, ele coordena o Laboratório de Audição e Tecnologia (Latec), que integra ensino e pesquisa na universidade. O Latec é formado por professores e estudantes de graduação e de pós-graduação na área de saúde.

A classificação por produtividade coloca Pedro de Lemos Menezes num seleto grupo de cientistas no país. A Bolsa de Produtividade do CNPq é um programa que visa reconhecer e premiar pesquisadores brasileiros de destaque em suas áreas de atuação. O pesquisador é o único integrante da Uncisal a obter o reconhecimento na recente classificação divulgada.

Os pesquisadores que integram a classificação por produtividade do CNPq são selecionados em todo o Brasil com base em sua produção científica, que deve ser relevante e ter impacto no desenvolvimento da ciência e tecnologia no país. O reconhecimento leva em conta não só a produtividade, mas a formação de recursos humanos, extensão, inovação e patentes.

“Ser um bolsista de produtividade 1B nos coloca em nível de competitividade com outros grandes pesquisadores do país. A Ufal, por exemplo, que é atualmente a maior instituição de ensino superior de Alagoas e conta com o maior número de bolsistas por produtividade, conta com 15 pesquisadores por produtividade nível 1 segundo o site do CNPq. Isso nos coloca num patamar de relevância na produção científica”, explica Pedro de Lemos Menezes.

RELEVÂNCIA - O professor e pesquisador Pedro de Lemos Menezes ressalta que a Produtividade CNPq pode ajudar a fortalecer a imagem da região Nordeste como um polo de pesquisa e desenvolvimento, atraindo investimentos de empresas e instituições de outros lugares do país e do exterior, o que pode ter impacto na economia local, criando empregos e estimulando o desenvolvimento tecnológico.