26/01/2023 13:05 | Educação

ANO LETIVO 2023

Direção da Creche Cria em Belo Monte será será escolhida por PSS

Seleção é válida para todas as unidades de ensino do município e tem foco nos resultados organizacionais para exercer função de diretor e diretor-adjunto escolar

Fachada da Creche Cria em Belo Monte

Marco Antônio

Fabiana Barros / Ascom Secria

A Creche Cria Belo Monte foi inaugurada no dia 16 de dezembro de 2022, sendo a 24ª unidade entregue pelo Governo de Alagoas, e está pronta para funcionar. Por isso, o equipamento já foi inserido no Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a escolha dos gestores da unidade de educação infantil no município.

Conforme o edital (Semed 001/2023), o processo acontece por competências com foco em resultados organizacionais para o provimento da função de diretor e diretor-adjunto escolar em todas as unidades públicas municipais de ensino.

A creche vai atender, prioritariamente, as crianças já beneficiadas pelo Cria. As outras vagas serão disponibilizadas para a população em geral. A equipe, que atuará na creche em Belo Monte, participou da formação online para a educação infantil, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), toda quarta à noite.

Segundo informações da secretária municipal de Educação de Belo Monte, Zilcleide Silva, a Ninha, o equipamento começa a funcionar em fevereiro/2023 e vai atender, desde recém-nascidos até a idade de 4 e 5 anos. “Na zona rural, temos cinco creches. Na zona urbana, essa é a primeira. Essa creche vai nos dar condições de melhorar o processo educacional ainda mais porque tem uma infraestrutura excelente”, afirmou.

Entre as atribuições que compete a função de diretor estão: cuidar das finanças da escola; prestar contas à comunidade; conhecer a legislação e as normas da Secretaria Municipal de Educação para reivindicar ações junto a esse órgão; identificar as necessidades da instituição e buscar soluções junto às comunidades interna e externa e à Secretaria Municipal de Educação; prezar pelo bom relacionamento entre os membros da equipe escolar; garantir a integridade física da escola; conduzir a elaboração do Projeto Político-Pedagógico, o PPP, mobilizando toda a comunidade escolar nesse trabalho e garantindo que o processo seja democrático até o fim. Além de outras funções descritas no edital.

Para a gerente de Educação da Secretaria Extraordinária da Primeira Infância, Marcia Susana Gonçalves, a iniciativa do município se destaca. “O PSS envolve a gestão das unidades de educação infantil, com formação e tomada de decisão dos profissionais interessados em gerir os processos educacionais nas Creches Cria. A iniciativa deve inspirar a rede pública para a vivência da gestão democrática na educação básica”, ressaltou.

A homologação do resultado final acontecerá no dia 6 de fevereiro.