01/12/2022 10:54 | Saúde

Dia de Luta Contra a Aids: Hospital Helvio Auto apresenta estabilidade no número de novos casos

Ambulatório está em reforma para melhor atender os pacientes; previsão para entrega da obra é de dois meses


Equipe do Hospital Helvio Auto fará trabalho educativo nesta sexta-feira (02/11)

Ana Paula Tenório


Ana Paula Tenório / Ascom HEHA

Os diagnósticos de HIV/AIDS sofreram interferência da Pandemia de Covid-19, mas neste ano de 2022 têm demonstrado uma estabilidade, tendo como base os anos anteriores. O retorno à normalidade, a procura por testagens, a busca ativa constante das equipes de saúde e a diminuição da demanda reprimida têm trazido esta realidade ao Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

 

Em 2020, auge da pandemia de Covid-19, o HEHA registrou 317 novos casos. Em 2021, com o arrefecimento do coronavírus, atendemos 329 novos casos (uma vez que muitas pessoas voltaram a procurar o serviço de saúde de forma mais rotineira). No comparativo com o mesmo período do ano passado, os números são praticamente os mesmos: de janeiro a novembro de 2021, registramos 294 novos casos, enquanto de janeiro a novembro de 2022 foram 295 casos novos.

 

Segundo Lygia Antas, coordenadora do Serviço de Assistência Especializada (SAE), que é o ambulatório que oferece tratamento para HIV/AIDS no Hospital Escola Dr. Helvio Auto, não se deve subestimar esta estabilidade nos números. “É importante salientar que muitas vezes quando os pacientes chegam ao nosso serviço, eles já vêm com sintomas graves, não só com a infecção pelo HIV, mas com a AIDS já instalada. Por isso que a estabilidade nos números muitas vezes não reflete a condição de saúde que alguns pacientes chegam. A testagem rotineira é fundamental para evitarmos esses tipos de situação”, enfatizou Lygia Antas.

 

Melhores condições de atendimento

Este ano o Hospital Helvio Auto não irá promover as tradicionais testagens, mas por um motivo nobre. O prédio do ambulatório de HIV/AIDS do hospital está sendo reformado para melhor comportar pacientes e servidores, uma vez que nos últimos anos o número de usuários que fazem tratamento no ambulatório aumentou muito, e o serviço, que é multidisciplinar, necessitava de mais salas para atender os pacientes e seus familiares de forma mais confortável primando pela discrição e bem-estar.

 

A previsão para entrega da obra é de dois meses. Enquanto o prédio está sendo reformado, todos os serviços do SAE estão sendo oferecidos normalmente em uma casa, que fica em frente ao prédio que está passando por reforma. A dispensação de medicamentos também não sofreu alteração e está funcionando dentro das dependências do Hospital Helvio Auto, sem restrição de horário para atendimento.

 

Conscientização

Mesmo com a reforma, para não deixar passar a data em branco, a equipe do Serviço de Assistência Especializada (SAE), do HEHA, distribuirá neste dia 2 de dezembro (sexta-feira), os laços vermelhos da solidariedade (símbolo da luta contra a doença), preservativos (masculinos e femininos) e doces, a usuários, servidores e comunidade universitária da Uncisal, além de prestação de informações, distribuição de panfletos educativos e fazer orientações sobre uso correto do preservativo e maneiras de evitar o contágio.