09/06/2023 14:32 | Saúde

Dia da Imunização: vacinas fortalecem o sistema imunológico e estimulam a produção de anticorpos

Infectologista do HGE ressalta que todos devem manter o Cartão de Vacinação atualizado, principalmente das crianças


Neide Brandão / Ascom Sesau

Nesta sexta-feira (9), dia em que se lembra a importância da imunização como prevenção e tratamento de doenças, a infectologista Angélica Novaes, do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, assegura: a vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir doenças e proteger a saúde da população.


“Um dos grandes avanços da ciência foi o desenvolvimento de vacinas. Elas fortalecem o sistema imunológico, estimulam a produção de anticorpos que combatem agentes infecciosos, como vírus e bactérias, e evitam o adoecimento ou evitam a gravidade, diminuindo mortalidade”, ressalta a infectologista, ao salientar que todos devem manter o Cartão de Vacinação atualizado, principalmente no caso das crianças.




Segundo ela, a vacinação é o primeiro passo da imunização. “É a partir dela que o corpo produz os anticorpos, células do sistema imunológico que são responsáveis por proteger contra as doenças. Por isso, é importante salientar que a imunização não acontece no momento da vacinação e sim após o período de produção desses anticorpos”, explicou Angélica Novaes.


Além disso, a imunização é uma estratégia imprescindível para a saúde pública, de acordo com a infectologista, uma vez que, ao prevenir a disseminação de doenças, também evita epidemias. “Por isso, é uma ação que fortalece a resposta imune individual e coletiva,” afirmou.


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas salvam mais de 4 milhões de vidas por ano, evitando epidemias e doenças graves como a poliomielite, sarampo e meningite. “Graças à vacinação, houve uma queda drástica na incidência de doenças que costumavam matar milhares de pessoas todos os anos até a metade do século passado, como a coqueluche, a rubéola e os já citados, sarampo e poliomielite. Precisamos manter a vacinação em dia para que doenças já erradicadas ou controladas não voltem a causar mortes ou deixar sequelas”, recomendou.


 Programa de Imunização


Para preservar a saúde dos técnicos e, consequentemente, dos pacientes, o HGE realiza, por meio do Serviço de Qualidade de Vida do Trabalhador (SQVT), campanhas de vacinação voltadas aos servidores. A enfermeira, Samyra Calheiros, responsável pelo programa de imunização dos profissionais do HGE, explicou que as campanhas de imunização no hospital acontecem nas últimas quintas-feiras de cada mês, exceto em junho, que será antecipada para o dia 22, devido ao feriado de São Pedro (29).

 

“As vacinas que contemplam as campanhas são as que estão contidas no PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), que são a DT, Hepatite B e a tríplice viral, mas, também estamos acrescentando a de meningite, porque está tendo uma demanda para os servidores da saúde e a procura está bem considerável para esta vacina”.


Samyra explicou que, o controle de imunização no HGE é feito através da necessidade de cada profissional, de acordo com o cartão de vacina. “Solicitamos o cartão e estamos sempre atualizando, mês a mês, aprazando e conversando sobre a importância das vacinas, de estar sempre retornando para completar o esquema vacinal. Fora isso, temos as campanhas sazonais, que são realizadas pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações), que, geralmente, é entre abril e maio. Recentemente tivemos a campanha da Influenza/H1N1 e, associado a isso, Covid-19. Nestes casos, eles tomam a frente e nós ficamos como suporte para eles”.