05/05/2022 14:12 | Cultura

Dia Alagoano do Teatro volta a ser comemorado com presença do público

Diteal preparou uma semana de espetáculos com apresentações nos teatros Deodoro e de Arena Sérgio Cardoso, na área externa do Complexo Cultural e na Praça Deodoro

A programação tem início na segunda-feira, (9), e segue até domingo (15).

Ascom Diteal

Paulo Canuto / Ascom Diteal

No dia 14 de maio de 2003, Linda Mascarenhas faria 108 anos. Em homenagem à atriz, que deixou um legado incontestável para os artistas da terra, a data foi escolhida para comemorar o Dia Alagoano do Teatro. Para celebrar as incontáveis histórias que já passaram pelos palcos do estado, a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), preparou uma semana inteira de apresentações.

A programação tem início já na próxima segunda-feira, (9), e segue até domingo (15). Foi graças à Linda que o teatro amador voltou a respirar, após 20 anos inativo. Para quem não sabe, ela revolucionou o setor artístico ao fundar, em 1955, a Associação Teatral das Alagoas, ATA, tendo sido presidente por um período. Ao longo de 67 anos após a criação da instituição, que continua em pleno funcionamento, as artes cênicas foram ganhando cada vez mais espaço nos palcos e no coração do público. Com o objetivo de enaltecer as conquistas, os artistas e toda equipe que trabalha nos bastidores, o Complexo Cultural Teatro Deodoro vai promover uma semana inteira de apresentações.

O teatro é o carro-chefe dessa comemoração, mas também haverá espaço para música com apresentações do jovem Pedro Salvador e do Mestre Patrimônio Vivo, Chau do Pife. Ao todo, serão dez espetáculos.

“Festejar essa data tão especial com uma semana de programação é um desafio gratificante. Vamos abraçar uma quantidade significativa de grupos, manifestações culturais, gerações; explorar praticamente todo o Complexo e a Praça Deodoro, o que mostra a força da arte de Alagoas. Vamos exaltar a Dama do Teatro Alagoano e reforçar uma das nossas primícias: democratizar o espaço para público”, destaca Sheila Maluf, diretora-presidente da Diteal.

A maior parte dos espetáculos é de graça, para proporcionar o acesso à arte ao máximo de pessoas. Um dos destaques dessa edição é que algumas apresentações vão inserir assuntos que fazem parte do cotidiano e são males da sociedade. Será um momento para refletir, apreciar e ovacionar o talento dos artistas do estado.

“Celebrar o Dia Alagoano do Teatro é um compromisso da Diteal. Estaremos com dez apresentações de diversos grupos de Alagoas. E também criamos um momento de troca de experiências oportunizando um encontro vigoroso das artes cênicas produzidas aqui. Estaremos com artistas de diversas gerações e processos criativos. É momento de fortalecimento do segmento e quando focamos toda atenção para nossos atores e atrizes, diretores, dramaturgos e técnicos, e também podemos perceber a determinação e o talento desses fazedores de arte, que se mostram verdadeiros guerreiros, persistentes e vocacionados. Viva o Teatro de Alagoas!”, comemora Alexandre Holanda, gerente-artístico e cultural da Diteal.

Confira a programação completa:

13/05 - Sexta-feira

Espetáculo: Nosso Amor Puro Pulou o Muro!

Local: Porão do Teatro Deodoro

Entrada: Gratuita

Espetáculo: Macbeth, Ambição E Sangue - ATA

Local: Teatro Deodoro