15/02/2023 14:10 | Saúde

PROTEÇÃO NA FOLIA

Dermatologista da Sesau orienta sobre cuidados com a pele durante o período carnavalesco

Cleide Vieira apresenta dicas de como prevenir doenças que podem afetar a pele nesta época


Carla Cleto / Ascom Sesau


Suely Melo / Ascom Sesau

Os dias de folia do período carnavalesco, quentes com o sol do verão, pedem cuidados especiais com a pele, que vão além do uso do protetor solar até uma boa hidratação. Por isso, se você vai curtir os bloquinhos debaixo de muito sol, é bom se atentar às dicas da médica dermatologista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Cleide Vieira, que enumera informações importantes sobre como se prevenir de doenças que podem afetar a pele nesta época.


Um dos cuidados mais essenciais com a pele é o uso de protetor solar, mas, a médica Cleide Vieira, alerta que mesmo as pessoas sabendo disso, muitas não fazem o uso correto, pois além de ser aplicado nas áreas que vão ser expostas ao sol, o filtro solar deve ser passado também nas áreas não expostas, além de pescoço, orelhas, nuca e costas para evitar uma insolação.


“O uso de filtro solar é muito importante, ele deve ter um fator de proteção alta, acima de 50, 60, que deve ser aplicado meia hora antes da exposição solar e deve ser reaplicado após o banho de mar ou de piscina. E se transpirar bastante também tem que secar a pele para reaplica-lo”, destaca Cleide Vieira.


Além da proteção solar, a médica conscientiza que os foliões devem usar tecidos leves, roupas folgadas e confortáveis, sempre dando preferência a fantasias com chapéus para se proteger do sol. Roupas molhadas em contato com a pele também devem ser evitadas, pois elas facilitam a proliferação de fungos e bactérias, podendo se tornar algo mais grave.


Maquiagens

A dermatologista da Sesau também chama a atenção para as maquiagens, glitters e colas usadas pelos foliões. “Tomem cuidado com as maquiagens. É melhor usar marcas já conhecidas, que as pessoas já sabem que não causam alergias para as peles delas, além de evitar os fixadores prolongados, é melhor colocar de uma forma que fique mais fácil de retirar e limpar a pele e sair mais facilmente com água. Além disso, evitem as colas que não sejam específicas para pele. Às vezes a gente vê as pessoas colando glitters e strass no rosto com a cola comum. O risco de contrair uma alergia, dermatite de contato é enorme”, alertou.


Outro cuidado muito importante para os carnavalescos é beber bastante água para não ficar desidratado e vir a passar mal durante os blocos. “Todos os cuidados são para adultos e crianças, todos devem se manter hidratados para aguentar o sol forte e o calor. Além disso, os adultos que ingerem bebidas alcoólicas também devem dar uma pausa para tomar água”, destacou a dermatologista.