Depois de um mês desde a virada de chave, Hospital Regional do Norte realiza mais de 13 mil atendimentos
Unidade é de porta aberta e conta com urgência e emergência 24 horas
Márcio Ferreira
Bia Alexandrino
O Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo, realizou 13.309 atendimentos entre urgência, emergência, centro de referência e exames laboratoriais em apenas um mês desde a virada de chave, que ocorreu no dia 20 de novembro durante o Governo Presente. Esta virada significa que o hospital deixou de atender exclusivamente pacientes acometidos pela Covid-19 e passou a ser unidade de porta aberta, com urgência e emergência 24 horas por dia, além do Centro de Referência.
Foram realizados 1.267 atendimentos de urgência e emergência, entre atendimento clínico, pediátrico e ortopédico. Já com relação à assistência prestada no Centro de Referência, totalizaram 1.991 atendimentos, incluindo cirurgias, exames de ultrassonografia (USG), Raio-X, tomografia, eletrocardiograma (ECG) e consultas médicas nas áreas vascular, ortopédica, vascular e anestésica. Por fim, foram realizados 10.051 exames laboratoriais.
O Centro de Referência do HRN faz parte da ampliação do hospital e, consequentemente, da assistência médica especializada para a população de mais de 166 mil moradores dos municípios de Porto Calvo, Jacuípe, Japaratinga, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Passo do Camaragibe, Porto de Pedras, São Luiz do Quitunde e São Miguel dos Milagres. O Centro de Referência fica localizado em um prédio anexo ao HRN e assegura diagnósticos precisos com atendimentos médicos especializados e exames de imagem e laboratoriais.
O Secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, comemora o número de atendimentos. “Com o HRN em pleno funcionamento, pessoas de oito interiores do Estado não precisam viajar tantos quilômetros para que tenham acesso à saúde pública. Além disso, estamos desafogando o HGE [Hospital Geral do Estado], um dos principais objetivos na nossa gestão”, afirma Ayres.
O diretor do HRN, José Ribeiro Neto, destacou a importância desta mudança no perfil assistencial do HRN depois de um ano atendendo exclusivamente pacientes acometidos pelo novo coronavírus. “Ao longo desse um ano voltado para a Covid-19 percebemos a necessidade de um equipamento como este, e as expectativas foram mais que superadas, porque vivíamos um vazio assistencial na região norte”, afirma o diretor.
“Os números traduzem a importância do HRN para a região. O tempo resposta e a resolutividade dos problemas são os nossos grandes triunfos. E, para os próximos meses, por se tratar de uma região turística, muito procurada nas festas de fim de ano e carnaval esperamos um público de, no mínimo, o dobro do que já atendemos atualmente”, conclui José Ribeiro Neto.
Editorias
Acervo Ailton CruzAcervo José Ronaldo
Acervos especiais
Agricultura
Alagoas Contra Fake
Alagoas Sem Fome
Assistência Social
Capacitação
Cidadania
Comunicação
Concursos
Cotidiano
Covid-19
Criança e Adolescente
Cultura
Defesa Civil
Desenvolvimento Econômico
Desenvolvimento Humano
Desenvolvimento Social
Direitos Humanos
Editais e vagas
Educação
Emprego
Especial
Esporte
Gestão e Finanças
Governo de Alagoas
Governo Trabalhando
Homenagens
Inclusão Social
Infraestrutura
Institucional
Justiça e Controle Interno
Meio Ambiente
Mulher
Nota Fiscal Cidadã
Órgãos colegiados
Personalidades
Planejamento e Gestão
Primeira Infância
Relações Internacionais
Saúde
Secretários
Segurança
Serviços
Servidores
Tecnologia e Inovação
Trânsito
Transporte
Turismo
Utilidade Pública
Vice-Governadoria