18/11/2022 13:26 | Agricultura

Curso de convivência com o Semiárido capacita produtores e estudantes alagoanos e de outros estados

Promovidas pela Seagri e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável, as aulas aconteceram no Centro Xingó, em Piranhas



Ronaldo Lima / Ascom Seagri

Transmitir e disseminar técnicas de convivência com o Semiárido junto aos pequenos produtores rurais, gestores, técnicos e estudantes. Estes foram alguns dos objetivos do curso Internacional de Convivência com o Semiárido, promovido pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (IABS), com o apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), que foi concluído nesta sexta-feira (18), no Centro Xingó, em Piranhas.

 

Entre os temas abordados com os participantes, facilitadores e palestrantes, os que mais se destacaram foram: ‘Vivência cartografia social: indivíduo e território’, ‘sustentabilidade e território’, ‘Oportunidades e possibilidades’ e ‘tecnologias sociais’. Além das palestras, houve atividades de campo, visitas e trabalhos em grupo.

O gerente de ensino, aprendizagem e extensão do IABS, Lucas Borolli, responsável pelo processo de aprendizado e metodologia do curso, ressaltou que na edição deste ano, por ter sido de forma presencial e híbrida também, foi possível disseminar o conteúdo abordado com um número maior de pessoas, já que foi transmitido pelo youtube de forma simultânea.

“A proposta do curso é facilitar ainda mais o aprendizado, disseminar o conteúdo e atingir um universo maior de pessoas sobre sustentabilidade, convivência com o Semiárido e tecnologias sociais; serviu ainda como troca de experiência entres os participantes”, assegura Borelli.

Hervelly Lima, estudante do Ifal de Piranhas e que cursa o 8º ano de Engenharia Agrônoma, reconhece que o curso foi uma oportunidade muito rica do ponto de vista pedagógico, já que pode conviver na prática o que aprende em sala de aula.

“Aprendi muito sobre os conteúdos apresentados na prática. E a troca de experiências sobre sustentabilidade e tecnologias sociais foi muito enriquecedor para minha formação profissional e pessoal”, afirmou Hervelly.

Marcondes Lima, facilitador e professor com vasta experiência com o Semiárido alagoano, foi um dos convidados para atividades práticas do curso. Ele discorreu sobre a funcionalidade das tecnologias sociais, sistema de irrigação, sistema energético, biodigestor e fogão agroecológico.

O produtor Jamaica da Matta, de Canindé do São Francisco, cidade de Sergipe, que trabalha com fruticultura, hortaliças e macaxeira, na comunidade de Jacaré Corituba, destaca que o curso só ajudou com novas técnicas de cultivo.

“Aprender nunca é demais, e foi por isso que decidi participar do curso para aprimorar ainda mais técnicas que posso utilizar na minha área de atividade e também vou repassar esse aprendizado para minha comunidade”, acrescentou.