01/07/2022 10:51 | Saúde

CRIA atesta resultados do programa na área da Saúde

No Hospital da Criança, mais de 2.600 pequenos pacientes foram atendidos em três meses e, aproximadamente 600 cirurgias cardíacas pediátricas foram realizadas na Casa do Coraçãozinho


Fabiana Barros / Ascom CRIA

Neste 1º de julho, completam três meses da inauguração do Hospital da Criança, concretização de um dos projetos do Criança Alagoana (CRIA), programa do Governo de Alagoas que tem como pilares a atuação nas áreas de Saúde, Educação, Assistência e Desenvolvimento.

 

Até o momento, 2.688 crianças foram atendidas no ambulatório de especialidades e mais de 400 foram internadas nas enfermarias e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A unidade hospitalar, referência no atendimento da saúde integral da criança, realizou cerca de 9 mil exames, entre laboratoriais e de imagem, até agora.

 

O CRIA promove e integra políticas públicas para a primeira infância e contribui com as novas gerações para um crescimento saudável. Daí a importância do Hospital da Criança, que conta com mais  17 especialidades da área da saúde, a exemplo de otorrino, gastro, alergista, pneumologista, cirurgia, neurologia, cardiologia, oncologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, entre outros.

 

O atendimento do Hospital da Criança acontece a partir dos encaminhamentos realizados pelas UPA’s ou pelas urgências e emergências de hospitais da capital e interior do Estado, via regulação estadual. E os atendimentos ambulatoriais são agendados via Sistema de Regulação nos municípios onde as crianças residem.

 

Estrutura

 

O Hospital da Criança possui 54 leitos de internação; 10 leitos de UTI pediátrica; um bloco cirúrgico com duas salas; três leitos de recuperação pós-anestésica; seis consultórios e uma área laranja de atendimento às vítimas de violência sexual. A unidade dispõe ainda de um Centro de Diagnóstico por Imagem (ultrassonografia, ecocardiografia e raio-X), laboratório de análises clínicas, agência transfusional e sala de reposição enzimática.

 

A unidade hospitalar possui Serviço de Nutrição e Dietética (SND), lactário e uma sala de imunobiológico. Além de ambientes de convívio social (praças, sala de demonstração e educação em saúde, estar para as mães).

 

Casa do Coraçãozinho

 

Todas as maternidades da rede pública estadual fazem o teste do coraçãozinho, quando o bebê nasce. Então, se o resultado do exame apresentar alguma alteração, a criança é submetida aos exames de eco e eletrocardiograma. A partir daí, é encaminhada para a Casa do Coraçãozinho e verificada a necessidade de ser acompanhada ambulatorialmente ou se a indicação é cirúrgica.

 

Em Alagoas, a Casa do Coraçãozinho, inaugurada em dezembro 2016, é referência no tratamento de crianças com cardiopatias congênitas. Entre 2010 e 2015, as crianças com cardiopatia congênita não eram operadas em Alagoas; precisavam ser transferidas para outros estados.

 

Ao longo desses anos, foram realizadas 616 cirurgias cardíacas pediátricas, mais de 340 procedimentos intervencionistas, ou seja, de hemodinâmica em crianças. São procedimentos semelhantes ao cateterismo, que fazem um diagnóstico e desobstrução e colocação de prótese em crianças com algum defeito anatômico no coração.

 

A Casa do Coraçãozinho também recebe pacientes vindos do Projeto Coração de Estudante, uma parceria da Fundação Cordial e do CRIA. O projeto realiza a busca ativa em crianças com cardiopatia congênita que estão em idade escolar de 2 a 6 anos, ou seja, na primeira infância. Médicos (pediatras, cardiopediatras e cirurgiões cardíacos) e estudantes de Medicina de todas as universidades do Estado fazem um rastreio e triagem a fim de detectar e encaminhar para tratamento na Casa do Coraçãozinho. Conforme o diretor executivo da Fundação Cordial, Otoni Veríssimo, o projeto já realizou mais de 8.500 consultas.

 

Outras ações

 

Destacam-se, também pelo Programa CRIA, o Hospital da Mulher, com uma estrutura moderna voltada para maternidade e ambulatórios com anestesiologia (pré-operatório), cirurgia geral, colposcopia com biópsia, ginecologia (cirúrgica, clínica, controle familiar), mastologia (patologias benignas), otorrinolaringologia, urologia, ultrassonografia, entre outros. O Hospital da Mulher realizou 7.181 partos até agora.

 

Inaugurado em setembro de 2019, o Hospital da Mulher tem um papel fundamental no atendimento especializado à saúde materno-infantil,  além de um ambiente humanizado.

 

“A criação desse serviço foi muito importante para sanar um vazio assistencial que as mulheres alagoanas há muito esperavam. Hoje esse equipamento de saúde é um orgulho para os profissionais de saúde e para as nossas alagoanas”, afirmou o gerente Administrativo do Hospital da Mulher, Marcelo Casado.

 

O CRIA também atua na linha de humanização de casas de parto e centros de parto normal. Entre 2020 e 2021, foram entregues 11 casas de partos humanizados, uma das quais reformada; três foram construídas e as demais, ou seja, sete unidades, receberam identidade visual do CRIA e equipamentos a fim de assegurar um espaço físico mais aconchegante.

 

Um ambiente agradável e que traga mais conforto para a criança também é uma proposta do CRIA. Por isso, a criação de espaços lúdicos e ambientação nos hospitais e UPA’s estaduais.