31/01/2023 17:21 | Educação

CRIA

Creche Segura capacita servidores em União dos Palmares

A capacitação ensinou como aplicar os primeiros socorros em situações diversas, como engasgo, choque elétrico, entre outras


Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Núcleo de Educação Permanente do Samu passaram as instruções

Rodrigo Marinho


Fabiana Barros / Ascom Secria

O projeto Creche Segura capacitou, nesta terça-feira (31), os profissionais que trabalham na Creche Cria (Programa Criança Alagoana), da Secretaria Extraordinária da Primeira Infância (Secria), em União dos Palmares. 


O curso  ensina técnicas de primeiros socorros para situações diversas, como engasgo, choque elétrico e outros acidentes. Em todas as unidades, é unânime a opinião da equipe sobre a importância das orientações para que se sintam mais seguros para lidar com as crianças no dia a dia. O projeto capacita docentes e agentes atuantes das unidades e atende a lei nº 13.722, conhecida como Lei Lucas.


“O curso vai trazer mais segurança porque vamos lidar com crianças muito pequenas. A alimentação é muito importante, mas é preciso ter cuidado. Com a capacitação, teremos um olhar diferenciado quando estivermos com as crianças”, afirmou a diretora da unidade, Josefa Maria da Conceição.


A Creche Cria de União dos Palmares recebeu o nome de Centro Educacional Infantil Professora Jandira Muniz Gama e vai funcionar por turno. Serão 117 crianças com idade entre seis meses a 4 anos e 11 meses.


Trinta e dois profissionais, que exercem funções distintas na instituição,   participaram da capacitação, além de professores, vigilantes, serviços gerais e cozinheiros. “Foi de grande importância sim participar desse momento. Achei muito bom o treinamento. Já havia participado, mas esse, sem dúvida, foi melhor e me sinto mais segura para trabalhar na creche com o conteúdo do que aprendemos hoje”, comentou uma das participantes, a professora Ana Cristina Tenório.


O projeto é uma articulação da Secria, responsável pela logística de deslocamento de profissionais e materiais para as capacitações e articulação com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a parceria do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). As atividades realizadas são criadas e aplicadas pelos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Núcleo de Educação Permanente do Samu.


O conteúdo programático corresponde a seis horas/aula com abordagem dinâmica e prática e prevê os primeiros socorros nas seguintes situações: engasgo; choque elétrico; fraturas; convulsões; afogamentos; ferimentos; queimaduras e parada cardiorrespiratória. Ao final das ações são entregues os certificados de participação de todos os profissionais capacitados.


O Governo do Estado vai entregar 200 creches até o final de 2024. A capacitação do Creche Segura aconteceu nos municípios de São Luís do Quitunde; Matriz de Camaragibe; Viçosa; São José da Tapera; Monteirópolis; Santa Luzia do Norte; Marechal Deodoro; Mar Vermelho, São Miguel dos Campos, Batalha e, hoje, em União dos Palmares.