11/08/2021 09:42 | Covid-19

Covid-19: Santa Luzia do Norte é o primeiro município de Alagoas a concluir a 1ª dose para maiores de 18 anos

Governo alerta para a necessidade de a população continuar com as medidas sanitárias preconizadas para não se infectar com o novo coronavírus


Thiago Duarte


Bia Alexandrino

Na corrida contra o tempo para o avanço da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Alagoas,  Santa Luzia do Norte se tornou, nesta quarta-feira (11), o primeiro município alagoano a atingir todas as faixas etárias da população a partir dos 18 anos, ou seja, todos os adultos puderam se vacinar com a primeira dose do imunizante. Apesar desse quadro, a população deve continuar respeitando as restrições sanitárias e ficar atenta ao chamado para a segunda dose da vacina, porque somente com o esquema vacinal completo, o sistema imunológico responde a eficácia esperada. 

Santa Luzia do Norte já tem 34% da população com o esquema vacinal completo. Vale ressaltar que 30% da população com esquema vacinal completo significa que uma a cada três pessoas tomou as duas doses da vacina ou a vacina de dose única (Janssen). Aquele número está acima da média nacional, considerando toda a população brasileira, 27,51% das pessoas no Brasil estão com o esquema vacinal completo, segundo dados do Ministério da Saúde (MS).

E para comemorar este marco, o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Ayres, estará no município, na tarde desta quarta-feira (11). O gestor destacou o avanço na faixa etária do município alagoano: “o governo de Alagoas tem dado esse apoio nas distribuições das doses e um apoio financeiro muito importante com o programa Vacina Alagoas e, agora, com muita satisfação, a gente quer parabenizar o município de Santa Luzia do Norte, que é o primeiro município em Alagoas a finalizar, ao menos com uma dose, a vacinação de todos os cidadãos a partir de 18 anos de idade”. Ele afirmou, ainda, que “é assim que a gente vai vencer a pandemia: com um trabalho conjunto dos governos federal, estaduais, municipais e, principalmente, com a colaboração e com a conscientização da população”, salientou.

Para que a luta contra a Covid-19 seja mais efetiva, é preciso continuar atento aos cuidados no combate ao vírus, inclusive para evitar a proliferação de novas variantes. Por isso, não esqueça:

– Use máscara ao sair de casa;– Respeite os protocolos de distanciamento social;

– Lave suas mãos com frequência;

– Use sabão e água ou álcool em gel;

– Evite tocar os olhos, nariz ou boca;

– Cubra nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar;

– Fique em casa se você se sentir indisposto;

– Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.