08/03/2022 16:32 | Covid-19Saúde

Alagoas recebe 25 mil doses de vacina contra Covid-19

Carla Cleto


Ruana Padilha

Para dar continuidade à Campanha de Vacinação contra a Covid-19, Alagoas recebeu, no início da tarde desta terça-feira (8), novos lotes de imunizantes. Desta vez, o Ministério da Saúde (MS) enviou 25.400 doses, sendo 3 mil doses da vacina AstraZeneca e 22.400 da Pfizer Pediátrica.

Após a chegada, os imunizantes tiveram a temperatura aferida, foram contabilizados e armazenados na sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). As novas doses serão liberadas aos municípios à medida que as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) realizarem as solicitações e os agendamentos, por meio do Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES).

Os 56 municípios da I Macrorregião de Saúde, formada por Maceió e pelos municípios dos Litorais Norte e Sul, Zona da Mata e Vale do Paraíba, devem agendar a retirada das vacinas por meio do endereço eletrônico redefrioalagoas@gmail.com. Já os 46 municípios da II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, deverão realizar o agendamento pelo e-mail creadiarapiraca@gmail.com .

Importância da vacinação – O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, voltou a pedir aos alagoanos que completem o esquema vacinal contra a Covid-19. Segundo o titular da pasta da saúde estadual, a vacinação tem impacto no número de pacientes que apresentam complicações em decorrência do novo coronavírus, bem como, no número de óbitos, principalmente após o surgimento da variante Ômicron.

“As vacinas são eficazes e salvam vidas. Por isso, se algum alagoano não se vacinou, compareça ao posto de vacinação próximo de sua residência e, se não completou o esquema vacinal, pelo seu bem e de quem você ama, vacine-se”, conclamou Alexandre Ayres.