12/04/2023 18:46 | Desenvolvimento Econômico

Cooperativas alagoanas marcam presença na maior feira de alimentos da América Latina

A Anufood Brazil teve início na terça-feira (11) e vai até a quinta-feira (13); evento conta com mais de 300 expositores nacionais e internacionais.


Divulgação


William Makaisy / Ascom Sedics

As cooperativas alagoanas de agricultura familiar estão participando, pela primeira vez, da maior feira de alimentos da América Latina, a Feira Internacional Exclusiva para o Setor de Alimentos e Bebidas - Anufood Brazil. O evento, que está em sua 4ª edição, tem como objetivo gerar novos negócios e apresentar as novidades e tendências em produtos nacionais e internacionais para o varejo. A feira teve início nesta terça-feira (11) e vai até a quinta-feira (13), na cidade de São Paulo.


A criação do estande foi organizada pela Unicafes em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e a participação dos produtos das cooperativas de Alagoas conta com apoio do Governo do Estado.


De acordo com o secretário executivo de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics/AL), Adalberon Sá Júnior, a presença de cooperativas de Alagoas no evento é fundamental para a conquista de espaço junto a importantes entidades do segmento alimentício. 


“Essa é a maior feira de alimentos da América Latina e, pela primeira vez, tem um estande com produtos da agricultura familiar das cooperativas alagoanas ocupando esse espaço. Aqui tem produtos de diferentes estados e Alagoas está junto marcando presença em um evento tão importante, onde tem muita comercialização e rodadas de negócios com grandes redes de supermercado”, destaca. 


As cooperativas apostaram no catálogo da agricultura familiar para marcar participação na feira, que tem sua edição regionalizada na Europa e na Ásia. A Anufood tem mais de 300 expositores nacionais e internacionais e conta também com programação técnica, com palestras e painéis sobre desenvolvimento, mercado e a indústria de alimentos e bebidas.


Secretaria Executiva da Indústria, Comércio e Serviços

A Secretaria Executiva de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, alocada dentro da Secretaria do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics/AL), foi criada na nova gestão do governador Paulo Dantas,  com o intuito de dar protagonismo ao segmento. Com a criação da pasta, os agricultores familiares e membros de cooperativas de todo o Estado passam a ser beneficiados com programas, ações e planos de fomento voltados para o segmento.


Segundo um levantamento do Governo, o setor alimenta mais de 300 mil alagoanos, além de gerar empregos diretos e indiretos para cerca de 200 mil pessoas por meio das mais de 240 cooperativas espalhadas por todo o estado.