15/02/2023 11:34 | Agricultura

OPORTUNIDADE

Cooperativa alagoana participa de intercâmbio de conhecimentos em Goiás

Produtores de Jabuticaba de Palmeira dos Índios participam pelo segundo ano consecutivo de intercâmbio em Hidrolândia-GO


Produtores do Agreste visitaram a vinícola e tiveram acesso aos processos de fabricação

Ascom Sedics


Isabella Padilha

 


Os integrantes da cooperativa Coopcam, de Palmeira dos Índios, apoiados pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics/AL), participaram de visitas técnicas para experimentar práticas e experiências de sucesso oferecidas pela Vinícola Jabuticabal e outros grupos produtivos em Hidrolândia, no estado de Goiás (GO).

 

Participaram da viagem o secretário executivo de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Adalberon Sá Júnior, e a gerente de Cooperativismo e Associativismo da Sedics/AL, Maria Lucia Marinho.


 

A expedição, realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), teve o objetivo de aprofundar os conhecimentos dos produtores da Coopcam sobre os processos produtivos da vinícola, proporcionando aos produtores de jabuticaba do Agreste alagoano a oportunidade de reconhecer as peculiaridades da atividade produtiva, identificar as principais potencialidades, limitações e desafios futuros do negócio, além de analisar problemas em sistemas e processos de gestão e de produção.

 

“Esse é o segundo ano consecutivo que os produtores da Coopcam vêm até Hidrolândia para fazer um intercâmbio de conhecimentos. Trouxemos a Cooperativa aqui para eles conhecerem os métodos e as atividades que são desenvolvidas e aplicarem em Alagoas e desenvolverem novos produtos. Queremos fomentar a produção da jabuticaba no nosso Estado, dando também a possibilidade de usar isso como um atrativo turístico para a região”, destaca o secretário executivo de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Adalberon de Sá.



 

Os produtores do Agreste visitaram a vinícola e tiveram acesso aos processos de produção de geleias, sorvetes, picolé e jabuticabas, além das atividades de turismo rural desenvolvidas na região. Além dos produtores da Coopcam e dos gestores da Sedics/AL, participaram do evento a Embrapa/GO, a Emater/GO, o Ifal/GO, a secretaria de Turismo de Hidrolândia e representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil.