25/05/2023 17:54 | Desenvolvimento Econômico

Conselho Estadual de Políticas Energéticas se reúne pela primeira vez em 2023

A 47ª Reunião Ordinária do Conselho contou com a participação de representantes do segmento energético, da sociedade civil e do governo do Estado

Raphael Silva e William Makaisy / Ascom Sedics

O Conselho Estadual de Política Energética (Cepe) se reuniu, na tarde desta quinta-feira (25), na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), em Jaraguá, para discutir ações de fomento para o desenvolvimento da matriz energética de Alagoas. Esse foi o primeiro encontro do Conselho em 2023.

Segundo a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, o Conselho segue ativo e se reúne para trazer melhorias para o setor energético do estado.

“Estamos hoje realizando mais uma reunião do Conselho Estadual de Políticas Energéticas, um Conselho empenhado em desenvolver a matriz energética de Alagoas através de novas políticas públicas voltadas para o setor. Alagoas tem um potencial enorme para geração de energia limpa e por aqui seguiremos trabalhando, ao lado da sociedade civil e das entidades parceiras”, pontuou.

Durante a reunião, foram realizadas duas palestras sobre novidades envolvendo futuras parcerias que irão beneficiar o setor energético no estado.  A primeira foi ministrada pelo assessor de tecnologia da FIEA, Rafael Fragoso, abordando o tema “Integração FIEA/SEDICS - Observatório Econômico e Energético". Em seguida, houve outra palestra, desta vez sobre a “Carreta Solar”, com Fabiana Couto, articuladora política do Instituto Climainfo e Raquel Cunha, representante da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD).

O encontro contou com a participação da presidente do Conselho, Caroline Balbino; do gerente de Energia e Mineração, Bruno Macedo, além de gestores da Equatorial, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), da Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea), da Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz), do  Centro Universitário Cesmac, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), da Algás, da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), da Associação Brasileira de Energia Distribuída (ABGD), do Instituto Climainfo, da Secretaria de Estado de Governo (Segov), da Casal  e  de membros da Sociedade Civil.

O Cepe

O Conselho Estadual de Política Energética foi criado pela Lei Estadual nº 6.878 e atua como órgão colegiado e consultivo ao governo de Alagoas. Suas ações são pautadas em assessorar e deliberar a proposição de políticas públicas com foco nas energias em âmbito estadual, integrado ao desenvolvimento regional e nacional. Seu objetivo principal é acompanhar e planejar a matriz energética de Alagoas, com ênfase no potencial das energias e na integração dos nossos diversos segmentos.