30/01/2023 13:16 | Desenvolvimento Econômico

Conselho Estadual de Economia Solidária se reúne pela primeira vez em 2023

Funcionando como instância consultiva e propositiva, o Conselho tem como objetivo apoiar ações para o fortalecimento da economia solidária em Alagoas


Durante a reunião, foram debatidas algumas pautas referentes ao desenvolvimento econômico do Estado

William Makaisy


William Makaisy / Ascom Sedics

Com um olhar social ao desenvolvimento econômico de Alagoas, o Conselho Estadual de Economia Solidária (CEES) se reuniu, na manhã desta segunda-feira (30), na Sala dos Conselhos, na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), em Jaraguá. Essa foi a primeira reunião do Conselho em 2023 que, com a nova gestão estadual do Governo Paulo Dantas, passa a fazer parte da Sedics. 


De acordo o secretário Executivo de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária da Sedics/AL, Adalberon Sá, com a criação de uma secretaria executiva voltada ao setor, o conselho e as pautas do segmento estarão cada vez mais em local de protagonismo. 


“O feito inédito da criação de uma secretaria executiva voltada para a economia solidária vai ser fundamental para o andamento deste conselho que tem também como objetivo o fortalecimento da relação com essas entidades. A ideia é que possamos manter ele cada vez mais ativo, trazendo discussões e propostas que beneficiem ainda mais o segmento e o povo alagoano”, disse Adalberon.  


Para o presidente do Conselho Estadual de Economia Solidária, Edimir da Silva, o encontro dos membros do conselho é fundamental para a prospecção das novas ações em 2023.


“Como todo conselho que tem como essência a participação da sociedade civil no diálogo com o poder público, a importância do CEES hoje é ser o pontapé para que possamos elaborar políticas públicas para desenvolver a economia solidária em território estadual, principalmente auxiliando na vida dos alagoanos que precisam de trabalho e qualidade de vida”, explicou Edimir. 


Durante a reunião, foram debatidas algumas pautas referentes ao desenvolvimento econômico do Estado, como a estruturação da nova Secretaria Executiva de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária; a votação do regime interno; apresentação do novo plano de trabalho do Conselho e a criação de uma Comissão para análise e revisão da legislação estadual da economia solidária.


CEES

Criado em janeiro de 2014, o Conselho tem como objetivo acompanhar e fiscalizar a execução da Política Estadual de Economia Solidária. Hoje, o CEES faz parte da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) e promove a normatização das ações e regulamentação dos serviços prestados pelos empreendimentos econômicos solidários.