31/03/2023 13:41 | SegurançaÓrgãos colegiados

Conselho da Comunidade de Maceió terá 1ª presidente policial penal mulher

Chefe do Núcleo Ressocializador da Capital, Larissa Vital, foi nomeada nessa quinta-feira (30)


Ascom Seris


Ascom Seris

A policial penal e chefe do Núcleo Ressocializador da Capital,  Larissa Vital, foi eleita presidente do Conselho da Comunidade de Maceió (CCM), tornando-se a primeira mulher e a primeira policial penal a ocupar esse cargo. Um marco importante para a participação feminina e a diversidade na gestão de políticas públicas em Alagoas.


A reunião de apresentação ocorreu nesta quinta-feira (30), no Plenarinho do Tribunal de Justiça de Alagoas, e contou com a presença do desembargador Celyrio Adamastor, do defensor público e coordenador do Núcleo de Acompanhamento da Execução Penal e Prisões, Ricardo Anizio, dos representantes do poder judiciário e dos membros do CCM, a vice-presidente, Adriana Mendes e o secretário, Manoel Delfino. 


O Conselho da Comunidade foi criado em 2011 com o objetivo de promover a participação da sociedade na execução penal, através do desenvolvimento, monitoramento, controle e fiscalização das políticas penais em cooperação com outros órgãos do sistema de justiça e entidades sociais da Comarca de Maceió.


Larissa Vital, que possui vasta experiência como policial penal e gestão penitenciária, é a mais nova  presidente do CCM, que é composto por membros natos, como promotores de justiça, defensores públicos, juiz de direito, promotor de justiça da Vara da Auditoria da Justiça Militar, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Alagoas, e um assistente social. O conselho também conta com representantes de segmentos da sociedade, incluindo movimentos sociais, associações de familiares de pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional alagoano, além de organizações ligadas às políticas de direitos humanos.


Para o desembargador Celyrio Adamastor, a indicação de Larissa como presidente do CCM é um marco importante para a participação feminina nos cargos de liderança.  Ele também afirmou que sua experiência como policial penal e gestora de alguns presídios da capital deve trazer uma perspectiva única e valiosa para o conselho, permitindo uma abordagem mais abrangente e informada para a execução penal em Alagoas.


“É com grande satisfação que anunciamos a nomeação de uma policial penal mulher como presidente do Conselho da Comunidade no mês das mulheres. Sua postura firme e determinada demonstra sua capacidade de liderança e comprometimento com a justiça e a segurança da comunidade. Com sua vasta experiência na área, estamos confiantes de que ela será capaz de liderar o CCM de forma justa e eficaz, garantindo que as necessidades e preocupações da comunidade sejam atendidas. Estamos ansiosos para trabalhar com ela e o Conselho para tornar nossa comunidade um lugar mais seguro e justo para todos." ressaltou o desembargador.


Segundo o secretário do CCM, Manoel Delfino, a nomeação de Vital como presidente do Conselho destaca o papel importante dos policiais penais no sistema de justiça criminal e seu potencial para contribuir com a reforma e aprimoramento das políticas ressocializadoras. “O perfil de Larissa é fundamental, já que ela está inserida no sistema e possui contatos com empresários locais que podem, por meio de convênios, disponibilizar vagas de emprego para os reeducandos.


O defensor público ressaltou a importância da gestora para o Conselho e pontuou as suas expectativas. “Com a posse da Larissa Vital, o CCM dá um importante passo, pois ela possui vasta experiência à frente do Núcleo Ressocializador da Capital e com o processo de ressocialização social dos reeducandos. O papel crucial que o Conselho desempenha na execução penal na região, associado à experiência e conhecimento da Larissa, prometem uma gestão mais humanizada e abrangente das políticas penais”, concluiu Ricardo Anizio.