23/12/2022 10:22 | Saúde

Confira o horário de funcionamento do Hemoal na véspera do Natal

Doadores de sangue devem comparecer aos postos de coleta usando máscara


Mulheres podem doar sangue normalmente, desde que não estejam gravidas ou amentando

Olival Santos / Ascom Sesau


Josenildo Törres / Ascom Sesau

Deseja praticar um gesto solidário na véspera do Natal? O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) possibilita esta oportunidade neste sábado (24), por meio da doação voluntária de sangue. Para isso, as Unidades de Maceió (Trapiche e Via Expressa) irão funcionar das 7h30 às 15h. Já a Unidade de Arapiraca (Eldorado) recebe voluntários das 7h30 às 13h.

 

Durante todo o feriado natalino, no entanto, o órgão funciona em regime de plantão para liberar sangue e hemocomponentes às maternidades e hospitais.  O atendimento volta aos horários convencionais na segunda-feira (26). Em Arapiraca, das 7h às 12h e das 13h às 17h e, em Maceió, das 7h às 18h.

 

De acordo com a gerente do Hemoal, hematologista Verônica Guedes, é necessário, entretanto, que além dos pré-requisitos básicos, os voluntários atentem para fatores primordiais.

 

 “O candidato não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação de sangue, deve evitar o consumo de alimentos gordurosos, além de ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas. No caso das pessoas que tenham colocado piercing, feito tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, a doação de sangue é vetada por 12 meses”, orientou a hematologista, acrescentando que a mulher pode doar sangue normalmente, desde que não esteja grávida ou amamentando.

 

É necessário, ainda, conforme Verônica Guedes, estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e portar um documento de identificação com foto. O uso de máscara é obrigatório

 

No caso do candidato à doação de sangue que tenha sido infectado pelo novo coronavírus, o impedimento de doar sangue ocorre pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. “Caso a pessoa manteve apenas contato com um paciente infectado e, nos sete dias posteriores não apresentou sintomas da Covid-19, ela pode doar sangue normalmente. Já com relação ao voluntário que se vacinou contra a Covid-19, é necessário respeitar um intervalo de 48 horas, no caso de o imunizante utilizado ter sido a CoronaVac e sete dias para a vacinas AstraZeneca, Pfizer ou Janssen”, pontuou.

 

Impedimentos Definitivos

 

Ainda de acordo com Verônica Guedes, há impedimentos definitivos, que uma vez o voluntário se enquadrando, ele fica proibido de doar permanentemente. “Quem já teve hepatite após os 11 anos, doença de Chagas, Aids e sífilis não pode doar sangue”, descreveu a gerente do Hemoal.