15/12/2021 12:53 | Saúde

Confira as ações de saúde que serão ofertadas durante o 12º Governo Presente

Serviços irão ocorrer na Arena Saúde, localizada na Estação Ferroviária, em Palmeira dos Índios


Carla Cleto


Ruana Padilha

A 12ª edição do Governo Presente chega ao Agreste e Sul de Alagoas nesta quinta-feira (16), levando diversas ações e serviços de saúde para moradores dos municípios da 8ª Região. Além de informações sobre prevenção de doenças, serão disponibilizados exames e consultas especializadas na Arena Saúde, localizada na Estação Ferroviária de Palmeiras dos Índios.

A ação, que prossegue até a sexta-feira (17), vai disponibilizar à população diversos serviços, como avaliação antropométrica e do pé diabético, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, orientações nutricionais e atividade física. A Arena Saúde vai contar, ainda, com orientações e avaliação para pesquisa sobre câncer de boca e cuidados para manter a saúde bucal, além de ações lúdicas para crianças sobre o tema.

Com previsão de atender 360 usuários por dia, a iniciativa irá beneficiar, além de os moradores de Palmeira dos Índios, os habitantes de Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão e Tanque D´Arca. Com isso, além dos serviços de promoção da saúde, a população também terá acesso a consultas especializadas, com cirurgião vascular e endocrinologista, bem como a exames de ultrassonografia com Doppler de membros inferiores e das artérias carótidas.

Além das ações de saúde, os participantes do 12º Governo Presente também receberão orientações sobre como se tornar um doador de órgãos e tecidos e poderão se cadastrar no Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea (Redome). Para isso, basta ter boa saúde, ser maior de 18 anos, portar um documento de identificação com foto e doar 5 ml de sangue à equipe multidisciplinar do Hemocentro de Alagoas (Hemoal).

Os voluntários de qualquer tipo sanguíneo também poderão fazer sua doação de sangue. Para realizar a coleta, a unidade móvel do Hemoal Arapiraca estará estacionada próximo ao local. Para se tornar um doador de sangue, o voluntário deve ter 16 anos ou mais e ter peso igual ou superior a 50 quilos. Para se candidatar à doação de sangue, é necessário apresentar documento de identificação com foto, e para os menores de 18 anos, é exigido o acompanhamento de um dos pais, ambos portando documento.

UPA Arapiraca – A abertura do 12º Governo Presente acontece em Arapiraca, às 9 horas, com a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noel Macedo, localizada no bairro Itapoã. A unidade é do tipo III e tem capacidade de atender até 350 pacientes por dias.

A unidade será referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia, disponibilizando leitos de observação e de urgência. A UPA vai funcionar 24 horas, todos os dias da semana, e contará com consultórios, salas de nebulização, gesso e laboratório.