21/03/2023 13:40 | Desenvolvimento Humano

Concurso de beleza promove a autoestima de adolescentes privadas de liberdade

O concurso Garota Florescer acontece desde de 2017 e busca despertar nas socioeducandas o desejo de transformação e superação dos erros do passado


Vitor Beltrão / Ascom Seprev


Everton Dimoni / Ascom Seprev

Cinco adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Unidade de Internação Feminina (UIF), em Maceió, participaram, nesta terça-feira (21), do concurso de beleza Garota Florescer 2023. 


O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), buscou elevar a autoestima das participantes e despertar o desejo de transformação nas adolescentes que, por algum motivo, estão privadas de liberdade.


Monysy Sarmento, psicóloga da UIF, explica que o projeto é a culminância das comemorações alusivas ao Mês da Mulher. A programação incluiu atividades, palestras e dinâmicas voltadas para a valorização das mulheres e contemplou, além das adolescentes, toda equipe técnica da Unidade Feminina, formada majoritariamente por mulheres.


“O Projeto Florescer acontece desde 2017 e é a conclusão do nosso Mês da Mulher, com todas as atividades voltadas para esta temática. Com isso, nós buscamos resgatar a autoestima, a autovalorização e o amor próprio das nossas adolescentes, potencializando o que cada uma tem de melhor e contribuindo para que elas superem os erros do passado”, afirmou a psicóloga.


A socioeducanda J.M.C., de 16 anos, conquistou a atenção do júri e foi a ganhadora do concurso. Ao receber a faixa de Garota Florescer 2023, ela compartilhou com o público uma palavra comovente sobre coragem e perseverança.


“Eu pensei em desistir, fiquei com vergonha, mas a equipe me encorajou a seguir e participar. A mesma coisa acontece na nossa vida. Nós tropeçamos, erramos, mas precisamos seguir em frente, vivendo e aprendendo. Independentemente de qualquer coisa, nunca desista. Se cair, levante, mas continue seguindo em frente”, declarou a vencedora.


Para o superintendente de medidas socioeducativas da Seprev, Otávio Rego, o concurso Garota Florescer enriquece a medida socioeducativa ao resgatar valores que muitas vezes se perdem em razão da vulnerabilidade social vivenciada pelas adolescentes ao longo da vida.


“Aqui são desenvolvidos projetos lindíssimos que vêm resgatar o que foi perdido e contribuem para que a socioeducação seja efetiva na vida das adolescentes. O concurso Garota Florescer vem promover a valorização das jovens, que muitas vezes não conhecem seu potencial, tudo isso em um momento muito especial, com a presença das famílias, visitantes e de toda equipe”, afirmou Otávio Rego.