07/12/2021 11:47 |

Comitê de Educação em Direitos Humanos é instituído pelo Governo do Estado

No exercício do cargo de governador, desembargador Klever Loureiro abre espaço para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à proteção de direitos na área da educação


Thiago Sampaio


Assessoria

O desembargador Klever Loureiro, no exercício do Governo do Estado de Alagoas, instituiu o Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos (CEEDH) nesta segunda-feira (6). O órgão colegiado terá caráter consultivo, vinculado à Secretaria Estadual da Educação (Seduc), com a finalidade de formular e propor diretrizes para ações governamentais relacionadas à Política Estadual de Educação em Direitos Humanos.

Entre suas atribuições, o CEEDH deverá fomentar o desenvolvimento de projetos, propostas, iniciativas autogestionadas e políticas públicas para a educação em Direitos Humanos na esfera estadual. Deverá articular-se com entes públicos e representantes da sociedade civil para estabelecer estratégias comuns de atuação.

O comitê será composto por doze representantes do Poder Público Estadual e da sociedade civil. O Judiciário terá um representante da Coordenadoria de Direitos Humanos do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).

O comitê terá de manifestar-se publicamente sobre questões relevantes e projetos de lei relativos à educação em Direitos Humanos. Além de promover articulação entre seus membros, o CEEDH divulgará os relatórios de monitoramento e avaliação da implementação de políticas de Educação em Direitos Humanos.

A iniciativa leva em consideração a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, na Declaração das Nações Unidas sobre a Educação e Formação em Direitos Humanos. O órgão também foi criado a partir das diretrizes nacionais emanadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), bem como outros documentos nacionais e internacionais que visem assegurar a educação para todos.