13/04/2022 16:57 | SegurançaDireitos Humanos

Com recursos próprios: Presídio Feminino Santa Luzia será ampliado

A unidade vai passar por melhorias que beneficiarão apenadas, servidores, visitantes e deve garantir mais 72 vagas na unidade prisional


Reunião com a equipe de engenheiros e arquitetos, Chefe do presídio feminino, Geórgia Hilário, e o secretário Marcos Sérgio de Freitas para conhecer detalhes do projeto

Ascom Seris


Regina Carvalho

O Presídio Feminino Santa Luzia, onde estão recolhidas atualmente 152 mulheres, será ampliado. Com recursos próprios do Governo do Estado na ordem de cerca de R$ 25 milhões, a unidade receberá melhorias que beneficiarão apenadas, servidores e visitantes. A previsão é que sejam abertas mais 72 vagas na unidade prisional, que fica na parte alta de Maceió.


Em reunião com a equipe de engenheiros e arquitetos da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), além de Geórgia Hilário, chefe do presídio feminino, o secretário Marcos Sérgio de Freitas conheceu detalhes do projeto e apontou mudanças que serão contempladas nas obras da unidade feminina.


O engenheiro civil da Seris, que responde pela Chefia de Manutenção Predial, Marconi Araújo, falou sobre a execução do projeto de ampliação do Santa Luzia e destacou que a previsão é de início das obras em outubro deste ano, com duração de cerca de seis meses. A etapa preparatória para o início da licitação está em andamento, na fase de elaboração de projetos e orçamentos. 


Dentre as intervenções que serão executadas estão a construção de um bloco administrativo, novo módulo de vivência coletiva – que contará com parlatórios, sala de aula e oficinas de trabalho. A avaliação de gestores da Seris é que com as intervenções a unidade prisional passará a oferecer estrutura completa.