14/06/2022 16:24 | ServiçosCultura

Com música e educação, Quartas Eruditas realiza a terceira apresentação de 2022

Apresentação vai contar com a participação especial da Banda Cazuadinha


Aula-espetáculo acontece na Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro

Ascom Diteal


Ascom Diteal

Uma parceria que deu certo. Música clássica e educação andam lado a lado no Quartas Eruditas. Nesta quarta-feira (15), será realizada a terceira apresentação deste ano. O projeto está na sua sexta edição e já levou canções eruditas para mais de dez mil estudantes de escolas públicas. A aula-espetáculo acontece na Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro, às 15h. A entrada é franca. 

 

Direcionado para estudantes da rede pública de ensino, o projeto também é aberto para a sociedade em geral. Resultado da união de esforços da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) com a Camerata Ero Dictus, ele consiste na junção de uma apresentação tradicional de música clássica e uma aula sobre o gênero. Entre as execuções das canções, os alunos participam de um concerto didático, adquirindo conhecimento sobre autores e instrumentos. 

 

O maestro Max Carvalho, responsável por conduzir o evento, sempre escolhe dois estudantes para reger a Camerata. Assim, eles têm acesso a uma oportunidade ímpar, que eleva a vivência da experiência com a música clássica. E não são apenas os dois que saem com mais bagagem cultural. Todos os presentes se envolvem de forma muito orgânica no decorrer da apresentação. Muitos chegam para assistir ao espetáculo sem ter tido qualquer contato com o gênero. 

 

Quem terá a oportunidade de viver o próximo Quartas Eruditas serão as crianças das escolas Estadual Prof. Edmilson Vasconcelos Pontes e Escola Estadual Profª Gilvana Ataíde. “Apesar de o projeto ter esse enfoque de sempre trazer alunos da rede pública de ensino, qualquer pessoa pode vir assistir às apresentações do projeto. Para essa apresentação em especial, vamos contar com a participação da Banda Cazuadinha, que tem como lema ser “A banda da criança que está dentro de você”, destaca o maestro.

 

Vale ressaltar que a iniciativa continuará seguindo a sua tradição de promover uma apresentação sempre na última quarta-feira de cada mês, com entrada gratuita. As instituições de ensino que tiverem interesse em levar os alunos para as apresentações do projeto devem fazer o agendamento pelos telefones (82) 3315-5660/ 98884-6885 ou pelo e-mail: escolasditeal@gmail.com. É obrigatório o uso de máscaras na galeria.

 

Mais informações no endereço diteal.al.gov.br ou no Instagram @teatrodeodoro. 

 

SOBRE O ICED

 

O Instituto de Cultura Ero Dictus (Iced), fundado em novembro de 2011, tem como objetivo criar um espaço propício à música erudita, promover a democratização e o acesso à música erudita nas escolas, descobrir novos valores na área instrumental e coral, dentre outros que configuram seu comprometimento com o acesso e difusão da música clássica em Alagoas.

 

SERVIÇO:

O que é: Projeto Quartas Eruditas

Quando: 15/06

Hora: 15h

Onde: Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro, Centro de Maceió.