16/02/2023 18:40 | Educação

VOLTA ÀS AULAS

Com muita animação, estudantes iniciam novo ano letivo na rede estadual

Recepção contou com apresentação circense em escola do Cepa


Escolas foram decoradas e preparadas para dar as boas-vindas aos estudantes

Thiago Ataíde / Ascom Seduc


Joyce Andrea* / Ascom Seduc

Começou, nesta quinta-feira (16), o ano letivo de 2023 na rede estadual de ensino e, com ele, a expectativa em torno de mais um ciclo de estudos e muito aprendizado. Os alunos, inclusive, foram recebidos de forma calorosa, com direito à apresentação circense no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), em Maceió. E não faltou alegria à comunidade escolar na volta às aulas em todo o estado.


Na Escola Estadual Professor José Maria Loureiro, pais e alunos foram recepcionados com muita música, shows de malabarismo e artista em pernas de pau. Já a Escola Estadual Princesa Isabel, também da capital, promoveu uma cerimônia de acolhimento para apresentar toda a comunidade escolar aos estudantes que chegaram. Os alunos também tiveram a oportunidade de prestigiar uma apresentação artística, da Drag Queen Latoya Blair, que – com muita irreverência – levou uma mensagem de respeito à diversidade.


Já a equipe da Escola Estadual Moreira e Silva dedicou o primeiro dia de aula apenas aos estudantes novatos do Ensino Médio. Durante a manhã, cada professor ficou responsável por uma turma, conduzindo-a pelas instalações da unidade escolar e promovendo um momento de integração ao novo ambiente.


Novidades

Com um ano letivo repleto de novidades para os estudantes, em 2023, a  Secretaria de Estado da Educação (Seduc) também traz uma nova modalidade de bolsa estudantil dentro do programa Cartão Escola 10, além de uma nova etapa do Novo Ensino Médio e da expansão do Ensino Integral em Alagoas.


E este ano, o Cartão Escola 10 continuará assistindo os estudantes da rede estadual com a bolsa permanência, no valor de R$ 100 mensais, para aqueles que atingirem a frequência mínima de 90% em sala de aula. Já no caso dos estudantes das escolas integrais, o valor da bolsa permanência passou a ser de R$ 150 mensais.


Ainda este ano, o Governo de Alagoas também vai expandir o ensino integral para mais dez unidades de ensino. Ao todo, serão 116 escolas com esta modalidade na rede estadual. Com isso, passam a ser de ensino integral as escolas estaduais Cincinato Pinto (Maceió), Maria Liége de Albuquerque Tavares (Junqueiro), Luiz Duarte (Estrela de Alagoas), Sidrônio Augusto de Santa Maria (Santa Luzia do Norte), Major Luiz Cavalcante (Jacuípe), Rosa de Castro Fonseca (Tanque D’Arca), Pedro Nepomuceno dos Santos (Delmiro Gouveia), Riacho Grande (Senador Rui Palmeira), Manoel Passos Lima e Cacique Alfredo Celestino (Palmeira dos Índios).


Por fim, outra novidade é o Novo Ensino Médio, que, em 2023, entra em sua segunda fase de implantação no estado. Em 2022, a Seduc iniciou de forma gradativa a adaptação curricular, contemplando apenas as turmas do 1º ano com a adequação da carga horária e das disciplinas eletivas aos chamados itinerários formativos. Agora, as alterações serão estendidas ao 2ª ano, proporcionando o aprofundamento em cada área do conhecimento, além do ensino técnico e profissionalizante, em todas as escolas da rede.


*Sob supervisão