27/01/2023 14:22 | Institucional

UNIÃO

Com Lula, Paulo defende que todos precisam se unir para melhorar a situação dos estados e combater a fome

Encontro do Fórum de Governadores com o presidente apresentou demandas para investimentos em Alagoas


Na reunião com o presidente Lula e os governadores, em Brasília, Paulo Dantas, pediu união para que o Brasil melhore o quadro econômico e social

Pei Fon / Agência Alagoas


Wendel Palhares / Agência Alagoas

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, pediu união entre estados e o governo federal para que o Brasil melhore o quadro econômico e social, em reunião com o presidente Lula e os governadores, no Palácio do Planalto, nesta sexta-feira (27). "Temos de celebrar a volta do diálogo e da união. Precisamos estar juntos para melhorar a situação dos estados, financeiramente e também socialmente, uma vez que voltamos ao mapa da fome. Vejo que estamos dispostos a trabalhar unidos para reverter esta fase crítica", declarou.

 

Cada governador apresentou as obras prioritárias para sua região e estado. Paulo detalhou os projetos voltados para Alagoas e ressaltou a importância do aporte do Governo Federal para que os estados possam avançar.



 

O governador pontuou que com sua equipe definiu projetos prioritários para Alagoas com o aporte do Governo Federal como as ações voltadas para a mobilidade, abastecimento, educação e saúde. E citou a obra do Arco Metropolitano - que consiste na duplicação de um trecho da rodovia da BR-316 e da BR-424 -, vai facilitar o escoamento da produção do Estado, em especial para as indústrias instaladas no Polo Cloroquímico de Marechal Deodoro. O valor estimado para a execução é de aproximadamente R$ 300 milhões.

 

Na área da educação, Paulo pontuou a necessidade da construção dos campi definitivos para abrigar as unidades do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) nos municípios de Batalha e Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas; e Rio Largo, na Região Metropolitana de Maceió, todos por meio de convênio entre o Governo de Alagoas e o Governo Federal. Apesar de ser de responsabilidade da União, o estado já repassou cerca de 50% do valor das obras nas três unidades do interior, restando R$ 27 milhões a serem assumidos pelo governo federal.



 

Além desses, existe o projeto de construção do campus do Ifal no bairro do Benedito Bentes, em Maceió, com área prevista de 5.952,93 m². A execução do projeto possibilitará o atendimento a 1.500 alunos e ampliação da oferta de cursos técnicos e superiores.

 

Dentro da área da saúde, o governador de Alagoas solicitou aporte para que o Estado possa avançar na construção do Hospital Metropolitano do Agreste, às margens da rodovia AL-220, em Arapiraca. A unidade hospitalar contará com um total de 256 leitos, dos quais, 38 leitos serão de urgência e emergência pediátrica e adulto e 38  de UTI adulto e pediátrico.

 

Com a construção dessa unidade hospitalar na 2ª Macrorregião de Saúde os vazios assistenciais serão reduzidos, o que vai melhorar a qualidade da assistência especializada à saúde de média e alta complexidade da população de 46 municípios da região.

 

Por fim, na área da infraestrutura está a retomada das obras do trecho 5 do Canal do Sertão. De acordo com o governador Paulo, o Canal Adutor do Sertão Alagoano é a maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas, e uma das maiores do Nordeste, sendo implantado pelo Governo de Alagoas em convênio com o Governo Federal, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). O empreendimento, quando concluído, irá beneficiar 42 municípios e mais de um milhão de alagoanos.

 



União

 

Acompanhado do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e dos ministros da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, da Saúde e das Cidades, Alexandre Padilha, Nísia Trindade e Jader Filho, respectivamente, o presidente Lula prometeu estabelecer um gabinete presidencial aberto a governadores e prefeitos brasileiros, sejam aliados ou não. O presidente afirmou que esta é a volta à normalidade democrática e orientou aos ministros que mantenham contato com secretários estaduais. "É importante que a gente transforme a política mais humanizada, civilizada e solidária", declarou.

 

Após a reunião, os governadores almoçaram com o presidente Lula no Itamaraty.