24/08/2021 17:02 | Infraestrutura

Com investimento de R$ 12 milhões, Governo vai pavimentar rodovia que liga Taquarana e Belém

Cidades do Agreste serão beneficiadas com o programa Alagoas de Ponta a Ponta, que leva segurança viária e integração ao interior do estado

Felipe Brasil

Luciana Buarque

As cidades de Taquarana e Belém ficarão mais próximas com a chegada do Alagoas de Ponta a Ponta. Com um investimento de R$ 12,2 milhões do Governo do Estado, o programa vai pavimentar os 6,6 km de rodovia que ligam os municípios. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada nesta terça-feira (24) pelo governador Renan Filho e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral.

A chegada do asfalto — com ciclovia e serviços de urbanização — beneficia diretamente cerca de 25 mil moradores, que terão mais segurança e conforto ao transitar entre as duas cidades. Hoje, a estrada é de barro, tornando-se um trajeto arriscado nos períodos de chuva para motoristas e para quem faz o percurso a pé. Os efeitos positivos vão além da mobilidade: a obra impulsiona o desenvolvimento econômico da região, como destacou o governador em coletiva à imprensa.

“Essa estrada é muito importante e vai facilitar o escoamento da produção [agrícola], diminuir as distâncias para quem vive aqui e ajudar o progresso econômico de Taquarana e do Agreste alagoano. Vai facilitar a vida de quem trabalha, de quem mora no campo e precisa ir todo dia estudar, e sabe o suor que é enfrentar uma estrada cheia de poeira ou cheia de lama num dia de chuva”, afirmou Renan Filho.

Além dessa nova rodovia, a cidade está sendo beneficiada pela implantação da estrada que a liga ao Cadoz, povoado do município de Limoeiro de Anadia. “Neste verão, nós vamos entregar essa obra [estrada ao Cadoz] pronta. Ela vai aproximar Taquarana da AL-220”, anunciou.

O governador também se comprometeu a recuperar, se necessário, a principal rodovia de Taquarana, que já havia sido reconstruída pelo Governo do Estado, mas que agora está recebendo todo o fluxo de caminhões da BR-101 após um deslizamento de terra ocorrido naquela estrada federal, na altura de São Miguel dos Campos. “Essa rodovia esperou muitos anos para ser recuperada, mas infelizmente veio esse deslizamento e todos os caminhões que vêm do Sul e Sudeste para o Nordeste estão passando por ela. Se esse desvio da BR-101 destruir a rodovia, eu vou reconstruí-la novamente”, garantiu.

Em breve, o Governo do Estado dará início à construção de uma creche no município e fará a entrega de uma nova escola estadual de ensino médio, em tempo integral, cujas obras estão em andamento. Na cidade, o Estado também está calçando 38 ruas e requalificando espaços públicos por meio do programa Minha Cidade Linda. “Nós só temos a agradecer ao governador pela parceria com a nossa gestão. Só com o Minha Cidade Linda, já temos mais de 30 ruas pavimentadas pelo Governo do Estado”, declarou o prefeito Geraldo Cícero.

Alagoas de Ponta a Ponta — O mais novo programa do Governo do Estado vai beneficiar, no total, mais de 30 povoados alagoanos com um investimento de mais de R$ 400 milhões de recursos próprios do Tesouro Estadual. Além da implantação e pavimentação asfáltica, o Alagoas de Ponta a Ponta prevê a implantação de ciclovias e serviços de urbanização nos trechos de estrada.