16/05/2024 12:23 | Tecnologia e Inovação

Com auxílio do Itec, Corpo de Bombeiros lança escritório de gestão de projetos

Ferramenta trará diversos benefícios para a instituição, a exemplo de redução de custos e melhoria na eficiência

Fotos: Viviane Chaves / Ascom Itec-AL

Viviane Chaves / Ascom Itec-AL

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) lançou, nesta quinta-feira (16), o Escritório de Gestão de Projetos, uma iniciativa que contou com a parceria e apoio irrestrito do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas (Itec). A ferramenta vai contribuir para o monitoramento e controle dos projetos do órgão, garantindo a conformidade com especificações, prazos, orçamentos e expectativa dos interessados.

A iniciativa também garante benefícios como a redução de custos, melhora da eficiência dos serviços, otimização de recursos e aumento do desempenho institucional e ainda vem minimizando riscos e garantindo a qualidade dos resultados.

A solenidade ocorreu no auditório da corporação e reuniu representantes do Itec e de outras instituições responsáveis por trocar conhecimentos para que o Escritório de Projetos saísse do papel.

“O Itec deu um apoio fundamental e conduziu a parceria de forma brilhante. Hoje podemos dizer que o Escritório de Gestão de Projetos teve uma ajuda direta do Itec e é uma realidade toda essa parceria estruturante. Eles mostraram como fazer, deram referências bibliográficas e fazendo com que o Corpo de Bombeiros tirasse o projeto do papel e colocasse em prática”, reconheceu o comandante-geral do CBM, coronel Sérgio Verçosa.

As ações tecnológicas do Itec já vêm contribuindo com o desenvolvimento da corporação há muito tempo, a exemplo do que recorda o ex-comandante-geral, coronel Jacques Wolbeck.

“Nos meus 30 anos de carreira o Itec sempre esteve do nosso lado, com relação aos softwares desenvolvidos e projetos de Tecnologia da Informação sempre procuramos o instituto para nos apoiar. Em todas as áreas da instituição, a exemplo de conectividade, infraestrutura e hospedagem de banco de dados sempre nos ajudou a crescer. Se estamos nesse nível, o Itec faz parte desse crescimento”, ressaltou.

O diretor de Serviços de Tecnologia da Informação e Telecomunicação, Juliano Farias, representou o Itec na oportunidade e agradeceu por todo esse reconhecimento.

“Essa parceria aconteceu a partir da visita de membros da Corpo de Bombeiros, que conheceram a nossa metodologia, fizeram uso do nosso Sistema de Gestão Estratégico, e estamos dando um upgrade com um módulo específico para projetos que vai ajudar bastante, não só o Corpo de Bombeiros, mas qualquer órgão governamental. Ficamos felizes por ter dado certo porque é uma metodologia de governança que ajuda a trazer ótimos resultados”, concluiu Juliano.