19/01/2023 12:18 | Agricultura

Com apoio do Governo de Alagoas, Grupo Produtivo Lameirão conquista certificação municipal

Através de investimentos do Estado, grupo produtivo do Sertão conseguiu montar estrutura para alcançar certificação e expandir vendas

Roni da Silva, presidente da Associação de Cooperação Agrícola do Assentamento Lameirão, celebra ao lado esposa Érica Priscila, a certificação e a consolidação da cooperativa

Lucas Meneses / Ascom Sedetur

Cecília Tavares e Isabella Padilha

Apoiado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics/AL), a Associação de Cooperação Agrícola do Assentamento Lameirão, localizada no sertão alagoano, conquistou a certificação SIM – Selo de Inspeção Municipal, que garante segurança e qualidade dos alimentos que são produzidos, tendo em vista que passam por diferentes etapas do controle de qualidade.

A conquista da certificação SIM é resultado da construção da unidade produtiva, que foi viabilizada por intermédio do programa Alagoas Maior em 2022 para o Grupo Lameirão. Além de receber uma estrutura produtiva completa, a Associação ganhou ainda equipamentos de cozinha para a produção dos doces de coco, que são a marca registrada dos pequenos produtores.  “Estamos muito felizes com a obtenção do SIM pelo grupo Lameirão. Antes, a Associação tinha uma estrutura irregular para a produção de alimentos, e estavam prestes a perder o apoio de alguns órgãos por causa dessas irregularidades. A Sedics/AL forneceu um espaço para que os produtores estivessem dentro das normas sanitárias, o que agora permite a conquista da certificação e a consequente expansão das vendas e ampliação de seus negócios”, destaca a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino.

Para Roni da Silva, presidente da Associação de Cooperação Agrícola do Assentamento Lameirão, a conquista da certificação é mais um passo para a expansão e a consolidação da cooperativa. “Nós estávamos correndo atrás disso há muito tempo, mas só conseguimos esse selo e algumas outras certificações através das consultorias e da ajuda do Governo de Alagoas. Com as ações conseguimos nos reestruturar, tudo foi reconstruído, nos dando a possibilidade de conseguir o selo de inspeção. Isso tudo interfere positivamente em toda cadeia produtiva, e agora com a conquista do alvará, podemos até contratar mais pessoas e participar de licitações públicas, produzindo cada vez mais”, comemora o produtor.

Secretária Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária

A Secretaria Estadual do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), criada pelo governo Paulo Dantas para fomentar o desenvolvimento econômico do Estado, dará continuidade a uma gestão que incentiva e promove o cooperativismo em Alagoas.

Com a criação da Secretaria Executiva de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, os agricultores familiares e membros de cooperativas de todo o Estado serão beneficiados com programas, ações e planos de fomento voltados para o segmento, e Associações, como o grupo Lameirão, serão beneficiadas em toda Alagoas.