17/05/2022 11:53 | Cultura

Com apoio do Governo de Alagoas, Arapiraca promove primeiro Festival de Cinema

Evento acontece entre 23 e 29 de maio; além da exibição de filmes, levará ainda oficinas à comunidade


1° Festival de Cinema de Arapiraca terá mais de 1.500 produções inscritas

Divulgação


Camylla Thomasya com Assessoria

Arapiraca  promoverá, pela primeira vez, seu Festival de Cinema. Com mais de 1.500 produções inscritas e uma semana de programação, o evento -  que acontecerá entre 23 e 29 de maio - pretende democratizar o acesso e os desafios da produção independente e desenvolver debates e reflexões a partir de oficinas, tudo de forma gratuita para a comunidade arapiraquense. 

 

O Festival de Cinema de Arapiraca é uma realização da Prefeitura de Arapiraca, do Projeto Navi – Núcleo do Audiovisual de Arapiraca, por meio da AAMA – Associação dos Artistas de Massaranduba, e do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com produção da Arte Camaleão, em parceria com Filmes de Bananola. 

 

A programação do Festival é composta por três mostras competitivas: Mostra Brasil, Mostra Nordeste e IV Mostra NAVI de Cinema de Formação. Na Mostra Navi de Cinema, foram selecionados dez filmes. Já a Mostra Nordeste conta com treze produções e vinte selecionados na Mostra Brasil de realizadores de audiovisuais de todo o país com programações diversas em formato híbrido. As premiações serão entregues pelas categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Interpretação, Melhor Fotografia, Melhor Som, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte e Melhor Montagem. A exibição dos filmes será no Arapiraca Garden Shopping.

 

“Buscamos valorizar e integrar todas as artes em nosso município e a sétima arte. O cinema merece um grande destaque também por ter arapiraquenses tão competentes e reconhecidos nacionalmente com produções. Será incrível ver todos os filmes em nossa cidade”, disse o secretário de Cultura, Lazer e Juventude, Wellington Magalhães. “A realização do festival é importante por dois motivos. Primeiro que é uma oportunidade de criar conexões entre a produção local com outros centros de produção e com o mercado. E segundo que o festival faz parte de um processo de afirmação da cena local, evidenciar o cinema arapiraquense”, frisou um dos idealizadores e cineasta Wagno Godez.

 

Para a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, apoiar a produção cinematográfica de Alagoas é construir um segmento forte na difusão da sétima arte. "O audiovisual é um dos segmentos que mais crescem nos últimos anos e que possui grande relevância econômica, movimentando uma grande cadeia criativa", destacou. Confira todas as informações sobre filmes e oficinas na página do evento: https://festivaldecinemadearapiraca.com/home/ ou pelas redes sociais Instagram @festivaldecinemadearapiraca e Facebook festivaldecinemadearapiraca.