30/11/2022 19:25 | Direitos Humanos

Com apoio da Semudh, paratletas alagoanos acumulam conquistas pelo Brasil

Competindo com equipamentos doados pelo Governo do Estado, atletas de maratona paralímpica Carlos Antônio e Givaldo Augusto levam Alagoas ao pódio


Carlos Antônio e Givaldo Augusto disputaram a São Silvestre 2021 com cadeiras de rodas doadas pela Semudh

Ascom Semudh


Daniel de Oliveira / Ascom Semudh

Com o apoio da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), os cadeirantes paratletas Carlos Antônio e Givaldo Augusto têm conquistado grandes resultados país afora, representando o Estado no paratletismo com cadeira de rodas. Além de competições regionais, a dupla, que faz parte da equipe Correndo Sobre Rodas, já participou de corridas dos cenários nacional e internacional, como nas maratonas de Salvador-BA, João Pessoa-PB e, em São Paulo-SP, na tradicional São Silvestre.

 

Os dois paratletas iniciaram tarde sua trajetória esportiva. Carlos Antônio, que tem 37 anos, conheceu o paratletismo em 2007, época em que um acidente de trabalho lhe provocou a paralisia. Através do basquete de cadeira de rodas, primeiro paradesporto que praticou, Carlos Antônio conheceu o paratletismo.

 

“Conheci, na época, o professor Pablo, que era funcionário da Adefal [Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas] e ele me fez o convite para conhecer a equipe de basquete de cadeira de rodas da instituição. Realizei uma visita, gostei e fiquei. Hoje, além de jogar basquete, também participo de corrida de rua em cadeira de rodas”, contou Carlos Antônio.

 

Givaldo Augusto, que tem 45 anos, iniciou sua trajetória há apenas cinco. “Meu primeiro contato com o esporte foi em 2017, quando corri pela primeira vez no Circuito Caixa na Praça Multieventos. Fiquei em 5º lugar, correndo com a minha cadeira do dia a dia”, relembrou.

 

Apesar do peso e relevância de todas as suas conquistas, sempre tem aquelas que têm um carinho especial. No caso de Carlos, a Semudh estava presente. Com uma cadeira de rodas doada pela Superintendência de Políticas para os Direitos da Pessoa com Deficiência, ele conquistou a prata ao competir com atletas do mundo todo na última edição da São Silvestre. “Eu e Givaldo fomos os primeiros atletas a participar da corrida em cadeira de rodas representando Alagoas e, na primeira vez, pude conquistar o segundo lugar. Foi a conquista mais importante em termos de visibilidade”.

 

Por sua vez, Givaldo Augusto elenca como seu maior triunfo o terceiro lugar conquistado na Corrida Internacional de João Pessoa, ao travar uma disputa intensa contra um rival pernambucano. “Foi uma disputa muito grande na prova entre eu e um atleta de Pernambuco, quando brigamos pela terceira colocação. Foi muito emocionante! Ele passava por mim, aí depois dava uma aliviada e eu passava por ele, até que ele não conseguiu me acompanhar", recordou.

 

Apoio ao paradesporto

 

Para Carlos Antônio e Givaldo Augusto, a Semudh tem uma participação especial em suas vitoriosas carreiras. Foi com o apoio do Governo do Estado, por meio da Semudh, que os paratletas tiveram condições plenas de participar de competições pelo país.

 

Com a doação de cadeiras de rodas próprias para a prática do esporte, os paratletas alagoanos conseguiram participar de corridas importantes. “A Secretaria da Mulher tem um papel fundamental na minha trajetória como atleta. A secretária Maria Silva acreditou no meu sonho e no potencial do atleta alagoano. Eu sempre tive o sonho de participar da São Silvestre, mas não tinha o equipamento apropriado e o regulamento não permitia que eu participasse com a cadeira de uso diário. Foi, primeiramente, Deus, e a Semudh que tornaram esse sonho realidade”, declarou Carlos Antônio.

 

Grato pelo apoio, Givaldo Augusto considera a Semudh como uma parceira importante. "Temos a nossa equipe, a Correndo Sobre Rodas, e a Semudh faz parte dela. Se não tivéssemos o apoio da Secretaria, não seríamos descobertos e estaríamos desamparados pelo poder público".

 

De acordo com a secretária de Estado da Mulher e Direitos Humanos, Maria Silva, a Semudh irá sempre apoiar o paradesporto e está de prontidão para promover mais talentos. “O esporte deve ser sempre uma ferramenta de inclusão e acessibilidade. Estamos sempre na luta pela promoção do paradesporto alagoano e esperamos que surjam em nossa terra mais outros Carlos e Givaldos, que são motivos de orgulho para o nosso Estado”.

 

Metas futuras

 

Mesmo com tantas conquistas, Carlos Antônio e Givaldo Augusto não estão satisfeitos e buscam alcançar ainda mais triunfos no futuro para, assim, chegar ao ponto mais alto do esporte no Brasil: a convocação para a Seleção Brasileira de Atletismo.

 

Para conquistar a tão sonhada convocação, Carlos Antônio espera manter o bom nível nos próximos campeonatos. “Eu tenho o sonho de poder representar o meu estado, Alagoas e o povo alagoano vestindo a camisa da Seleção Brasileira de Atletismo. Isso é o que eu almejo: poder participar dos campeonatos regionais, que são as competições que vão me qualificar”, declarou.

 

Já Givaldo Augusto ressalta que seu maior objetivo é representar Alagoas e o país em competições internacionais. "Meu sonho, hoje, é representar o Brasil em uma competição fora do país como um Sul-Americano, uma ParaPan ou até mesmo uma Paraolimpíada. Eu acredito que conseguirei realizar os meus sonhos com o apoio da Semudh, que tem nos apoiado bastante".

 

Porém, enquanto o sonho não é realizado, ele batalha para garantir o apoio nacional. “O que eu almejo é buscar o Bolsa Atleta já no próximo ano. Com os resultados deste ano, com apoio da Semudh, participamos de competições e chegamos nos pódios. Próximo ano é pleitear o Bolsa Atleta, que vai nos ajudar a nos mantermos com a alimentação ou na compra de um equipamento", disse Givaldo Augusto.

 

São Silvestre 2022

 

Assim como no ano passado, os paratletas irão representar Alagoas na Corrida Internacional de São Silvestre. “No final do ano iremos novamente para a São Silvestre com o apoio da Semudh, e isso pra mim é muito gratificante. Espero sempre contribuir com toda essa confiança que a Secretaria vem me dando, trazendo sempre os melhores resultados possíveis para Alagoas e para o nosso povo”, expressou Carlos Antônio.

 

Givaldo Augusto por sua vez, espera repetir a grande corrida que fez no ano passado, onde cruzou a linha de chegada com o quinto melhor tempo. “Era um sonho ir lá e correr, participar e competir na São Silvestre. Graças a Deus nesse ano estaremos lá novamente representando Alagoas”.

 

Atualmente, Carlos Antônio e Givaldo Augusto treinam intensamente e ajustam os últimos detalhes para a disputa da competição, que terá a sua 98ª edição neste ano. A largada inicial da mais tradicional corrida do país será no dia 31 de dezembro.