19/05/2023 17:17 | Saúde

Clínica da Família do Jacintinho completa um ano e registra mais de 58 mil atendimentos

Acesso aos serviços da unidade funciona por agendamento, com oferta de consultas e exames em diversas especialidades


Clínica da Família do Jacintinho assegura consultas e exames especializados aos alagoanos

Olival Santos / Ascom Sesau


Suely Melo / Ascom Sesau

Inaugurada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) com o objetivo de proporcionar atendimento de forma acessível ao cidadão, garantindo uma intervenção rápida e eficaz por meio da oferta de diversas especialidades médicas, a Clínica da Família do Jacintinho, em Maceió, completa um ano de pleno funcionamento nesta quarta-feira (17). Desde a abertura da unidade, já foram prestados 58.105 atendimentos para a população alagoana.

 

O acesso ao atendimento ocorre através de agendamento prévio, realizado pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) através da Central Estadual de Regulação. Por meio dos serviços disponibilizados aos usuários, é assegurado o diagnóstico precoce, a orientação terapêutica correta e a ampliação da oferta de serviços ambulatoriais especializados.

 

Com isso, há uma sensível melhoria no atendimento às necessidades da população relacionadas a problemas de saúde que, devido à sua complexidade, não podem ser plenamente diagnosticados ou orientados na Rede Básica de Saúde, mas que não precisam levar o paciente à internação hospitalar ou atendimento urgente. Na própria clínica, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas têm acesso a consultas e exames especializados.

 

Segundo o coordenador geral da Clínica da Família do Jacintinho, médico Marcos Ramalho, mais de 80% dos atendimentos são de maceioenses. “A Clínica da Família veio para atender uma grande demanda que nós tínhamos aqui no SUS. Dentro da Média Complexidade faltavam as consultas com os especialistas e a Clínica da Família veio para atender essa demanda”, explicou.

 

Assistência


Uma das pacientes atendidas pela Clínica da Família do Jacintinho foi a dona de casa Quitéria dos Santos, de 56 anos, que reside em Maceió. “Uma maravilha essa unidade aqui pertinho da minha casa. Aqui sou muito bem atendida. Hoje vim fazer uma consulta ginecológica com a médica Júlia Albuquerque e posso falar que nunca fui tão bem atendida assim, em toda minha vida. Aqui eu fiquei muito à vontade, só tenho a agradecer”, salientou a paciente.

 

A médica Júlia Albuquerque, que atendeu dona Quitéria, relata que atende cerca de 30 pacientes por dia na unidade. “A demanda daqui é bastante grande. Notamos que aqui os pacientes são carentes de atendimento médico, pois eles chegam com muitas queixas de diversas especialidades e nós tentamos fazer o máximo para que tudo seja resolvido aqui mesmo, providenciando o atendimento específico e os exames necessários para cada paciente”, descreveu.

 

Ambulatórios


A Clínica da Família do Jacintinho também conta com dois ambulatórios: o Trans, que realizou 707 atendimentos neste primeiro ano de funcionamento, e o especializado em HIV/Aids, que já soma 1.764 atendimentos no mesmo período.

 

O assistente social Marcos Delfino trabalha na unidade desde a sua abertura e destaca a importância do equipamento de saúde para a população alagoana. “Estamos localizados em um dos bairros mais populosos da nossa capital, atendendo não só os maceioenses, mas todos que procuram os nossos serviços. Iniciamos com aproximadamente 15 especialidades e hoje temos quase o dobro, o que é um grande avanço para a população alagoana”, disse ele.

 

O Ambulatório Especializado em HIV/Aids é destinado ao usuário que tenha um teste rápido ou sorológico confirmatório para HIV. O setor também conta com apoio de uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiro, médico infectologista e assistente social, além de contar com o suporte das demais especialidades contidas na clínica.

 

Já o Ambulatório Trans foi o primeiro serviço direcionado ao acolhimento e atenção à saúde da população transsexual pelo SUS em Alagoas. O objetivo dele é garantir o direito à saúde dessa população, respeitando as especificidades de cada usuário que, historicamente, sofre com a discriminação e a invisibilidade frente às políticas públicas. A unidade conta com médico endocrinologista, clínico geral, enfermeiro, assistente social, psicólogo, psiquiatra, urologista, proctologista, mastologista, ginecologista e nutricionista.

 

O serviço é definido na modalidade ambulatorial, que consiste no acompanhamento clínico das especialidades previstas, na realização de exames, na promoção de iniciativas voltadas à redução de riscos. Ele também assegura a atenção aos problemas decorrentes do uso prolongado de hormônios femininos e masculinos para as pessoas travestis e transexuais.

 

Especialidades e Atendimentos


Na Clínica da Família do Jacintinho, além do atendimento ambulatorial, os usuários do SUS podem contar com diversas especialidades médicas para consultas, como cardiologia, clínica geral, dermatologia, ginecologia, hepatologia, gastroenterologia, neurologia, mastologia, ortopedia, pediatria, proctologia, psiquiatria, reumatologia, urologia e endocrinologia. Também é ofertada assistência nutricional e psicológica.